GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

COPA DO NORDESTE

CBF divulga formato, datas-base e adversário do Santa Cruz na fase eliminatória

Na pré-Copa do Nordeste, Santa e Retrô representam Pernambuco (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)


Torneio regional acontecerá entre 22 de janeiro e 3 de maio; já a fase eliminatória começa no dia 5 de janeiro e vai até o dia 8 do mesmo mês

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou, nesta quinta-feira (27), o formato, as datas-base e os critérios de participação da Copa do Nordeste de 2023. Com a disputa prevista para ocorrer entre 22 de janeiro e 3 de maio, o torneio regional terá 12 datas exclusivas no calendário - sem nenhum conflito com os estaduais.

Com o Santa Cruz na disputa, as Eliminatórias da Copa do Nordeste acontecerão entre 5 e 8 de janeiro. A CBF também aproveitou para divulgar oficialmente os times que se enfrentarão no pré-Nordestão. Na Chave 2, a Cobra-coral encara o Caucaia em jogo-único que deve ser no estádio do Arruda. Na segunda fase das Eliminatórias, o Santa Cruz, em caso de triunfo diante dos cearenses, encara o vencedor do jogo entre Botafogo-PB e Retrô.

Diferente da última edição do campeonato, a fase preliminar terá menos equipes, caindo de 24 clubes para apenas 16. Os jogos, que serão disputados nos dias 5 e 8 de janeiro, vão seguir o formato de mata-mata com jogo único na casa do time com melhor posição no ranking da CBF. Com isso, o Santa Cruz receberá o Caucaia-CE e o Retrô vai até João Pessoa para encarar o Botafogo-PB. Caso avancem, os pernambucanos vão se enfrentar para definir quem irá para a fase de grupos.

Sport e Náutico, já garantidos na fase de grupos, são os outros representantes do estado na Copa do Nordeste. O Leão se garantiu por conta do ranking CBF e o Timbu pela conquista do Campeonato Pernambucano de 2022. O sorteio dos grupos acontecerá no dia 10 de novembro e a primeira rodada está marcada para 22 de janeiro. O formato deve ser o mesmo das últimas edições. 

Com dois grupos de oito equipes, os times vão enfrentar apenas adversários que estão na outra chave durante oito rodadas. Os quatro melhores qualificados de cada grupo avançam para as quartas de final, que serão disputadas em jogo único na casa do melhor qualificado na primeira fase, assim como nas semifinais. Apenas a grande final terá partidas de ida e volta. Com 11 datas confirmadas, vamos conhecer o vencedor no dia 3 de maio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário