GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 9 de outubro de 2022

DEBATES NA TV

No 2º turno, Bolsonaro quer ir a 4 debates, Lula a 2



O ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) se encontrarão em ao menos 2 debates durante o 2º turno das eleições presidenciais. Ambos confirmaram presença nos eventos da TV Bandeirantes, em 16 de outubro, e da Rede Globo, em 27 de outubro.

Bolsonaro, no entanto, quer ir a outros 2 debates marcados, o do SBT em 21 de outubro, e da Record, 2 dias depois. Caso Lula mantenha a decisão de não comparecer a esses, a expectativa de aliados do presidente e bolsonaristas é que as emissoras façam uma sabatina com o candidato, deixando ao lado uma cadeira vazia para representar o outro candidato que faltou. As informações são do Poder360.

No 1º turno das eleições presidenciais, 3 debates foram realizados. Bolsonaro participou de todos, e Lula, de 2: os da TV Bandeirantes e Rede Globo, e faltou ao do SBT.

O 1º deles foi marcado por bate-bocas, acusações de vários níveis, principalmente envolvendo casos de corrupção de ambos os lados e o reforço do discurso para eleitores já convertidos. Lula saiu-se mal ao responder sobre acusações de corrupção. Na defensiva, os 2 candidatos não detalharam propostas de governo.

Já o 2º, realizado pelo SBT, foi marcado por um presidente Bolsonaro mais contido e pela ausência de Lula que, embora atacado por seus adversários, não sofreu grandes danos em sua campanha. Sem o petista, o chefe do Executivo foi alvo preferencial sobre corrupção, mas teve maior espaço para divulgar ações do governo.

O último debate antes do 1º turno, o da Rede Globo, começou já com uma “batalha” de direitos de resposta entre Lula e Bolsonaro. Foram 6 pedidos de resposta concedidos (de 8 pedidos entre esses 2 candidatos) ainda no 1º bloco. Não fizeram perguntas um para o outro.

William Bonner, âncora do Jornal Nacional, da TV Globo, apresenta debates desde 2002, quando Lula venceu a eleição pela 1ª vez. Ele apresentou o debate do 1º turno e deve comandar o programa do 2º turno, a 2 dias da eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário