GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 1 de março de 2023

DESMONTANDO A LAVA JATO

CNJ afasta Bretas, juiz linha-dura da Lava Jato no Rio de Janeiro

Juiz federal Marcelo Bretas foi afastado por decisão do CNJ. Foto: Fernando Frazão/Agencia Brasil


Decisão foi tomada por 11 votos a 4


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, por 11 votos a 4, afastar o juiz Marcelo Bretas do cargo. O magistrado foi o responsável pela operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

A decisão foi tomada após abertura de três processos contra Bretas para investigar denúncias de infrações na condução dos processos da Lava Jato. Os autores das ações são: Ordem dos Advogados do Brasil, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; e o corregedor do CNJ Luís Felipe Salomão.

O magistrado ficou conhecido como o “Moro do Rio” pelas penas duras impostas aos enrolados na Lava Jato. O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, por exemplo, foi condenado a mais de 300 anos de cadeia.

Nesta semana, o próprio Sérgio Moro (União), hoje senador pelo Paraná e ex-juiz da Lava Jato em Curitiba, manifestou apoio ao juiz. 

“A Lava Jato no RJ desmontou o império de corrupção do Governo Cabral. O Juiz Bretas, que fez um grande trabalho, virou alvo e será julgado pelo CNJ. Pode ser afastado. Falta solidez às acusações. Que a Justiça prevaleça e a independência da magistratura seja preservada”, avaliou o parlamentar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário