GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 1 de março de 2023

GOVERNO LULA CONTINUA COM MEDO DA CPMI

Governo tenta instalar CPI no Senado antes da CPMI do deputado André Fernandes para que Pacheco tenha controle

foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Flickr)

O Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viu a oposição andar em passos largos para a implantação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), com o intuito de apurar os atos ocorridos no dia 8 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O requerimento, já protocolado pelo deputado federal André Fernandes (PL), tem a assinatura de 189 deputados e 33 senadores.

No entanto, Lula e sua base já se articulam para evitar o andamento da CPMI e entregar as apurações nas mãos do senador Rodrigo Pacheco (União Brasil), através de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Isso porque, internamente, senadores próximos a Lula entendem que uma CPMI, neste momento, serve apenas aos interesses da oposição.

Vale ressaltar que na Comissão Mista, deputados e senadores participam e a oposição seria forte a Lula. O que poderia levar à tona fatos que o PT tenta maquiar. Como é o caso dos relatórios que apontam ciência por parte do ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre a possibilidade de invasão durante os atos.

O PT anteriormente era contrário até mesmo à instalação da CPI, porém como a CPMI tem efeito imediato pois já obteve as assinaturas necessárias, a base de Lula não se vê com outra opção que não seja confiar em Pacheco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário