GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 7 de março de 2023

LOGIN LUL22 DO NOVO JUIZ DA LAVA JATO

EXCLUSIVO: veja prints com login ‘LUL22’ do novo juiz da Lava Jato


Eduardo Appio, atual titular da Lava Jato, usou login LUL22 no sistema eletrônico da Justiça

Imagens do login interno do juiz Eduardo Fernando Appio, atual responsável pela Operação Lava Jato na 13ª Vara Federal de Curitiba, comprovam que o magistrado usou, entre 2021 e fevereiro de 2023, a assinatura LUL22.

Os prints, obtidos e divulgados agora com exclusividade pelo Diário do Poder, mostram que o login remete à campanha do então presidente Luís Inácio Lula da Silva (Lula), e ao ano da eleição, 2022. O sistema eletrônico da Justiça, e-proc, tem assinaturas geralmente compostas por três letras e dois números.

As imagens mostram diversas ações de Appio no sistema, algumas quando o magistrado ainda era da 2ª Turma Recursal do Paraná. O login permaneceu o mesmo, LUL22, pelo menos até fevereiro deste ano. (Veja a galeria abaixo)

Eduardo Appio assumiu a 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pela Lava Jato e que colocou Lula na prisão, em fevereiro e já fez declarações elogiosas ao advogado do presidente.

Appio também é crítico da atuação de Sérgio Moro, ex-titular da vaga no tribunal e atual senador pelo União-PR, e de Deltan Dallagnol, procurador que atuou na operação e que hoje é deputado federal (Pode-PR).

O juiz foi alvo de representação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) após reportagem a coluna Cláudio Humberto, do Diário do Poder, revelar doações com o nome e o CPF de Appio para a campanha de Lula e de Ana Júlia Monteiro, ambos do PT. Para Lula, a doação foi simbólica, R$13. Valor que remete ao número do partido nas urnas. Ana Júlia, candidata a deputada estadual, recebeu R$40. Ambos foram eleitos. Na ocasião, a reportagem procurou Appio, que afirmou não reconhecer a doação.

Na ação, apresentada ao CNJ nesta terça-feira (7), Deltan alega “quebra de imparcialidade” por parte de Eduardo Appio e pede o afastamento do juiz da Lava Jato.

Além de Deltan, assinam a reclamação os deputados Adriana Ventura (Novo-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Marcel van Hattem (Novo-RS), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP), além de Alfredo Gaspar (União-AL) e Pedro Aihara (Patriota-MG).

A reportagem procurou a assessoria de imprensa do magistrado, que ainda não respondeu. O texto será atualizado caso o juiz se manifeste.

 Rodrigo Vilela

Nenhum comentário:

Postar um comentário