GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 21 de abril de 2022

ELEIÇÕES 2022

Google lança painel para tirar dúvidas sobre título de eleitor em seu buscador

Em parceria com o TSE, gigante da Internet ensina até como tirar o documento



A ferramenta de busca do Google vai tirar dúvidas sobre o Título de Eleitor. Em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa lançou, nesta quarta-feira (20) um painel de informações com respostas para as principais dúvidas sobre como tirar o documento. Basta pesquisar por “título de eleitor” ou “como tirar título de eleitor”, por exemplo, para ter acesso direto a orientações da Justiça Eleitoral brasileira  sobre documentos, prazos, regularização, transferência, além de um passo a passo para tirar o registro pela Internet.

Em ano eleitoral, com as escolhas para presidente, governador, senador, e deputados federal e estadual batendo na porta, a iniciativa do Google serve para ajudar a população a exercer seus direitos na urna e se dá por uma demanda dos próprios internautas.  Dados do Google Trends apontaram que, dentre todas as dúvidas digitadas no buscador, a pergunta “como tirar título de eleitor” foi uma das 20 mais buscadas dos últimos 30 dias no Brasil.

Segundo a empresa, consultas por "título de eleitor" aumentaram significativamente de março a abril deste ano, comparado a outros períodos eleitorais, em 2014 e 2018 — os dois últimos pleitos presidenciais. O interesse pelo documento cresceu mais de 292% de 2014 para cá e 89% no paralelo com 2018.

Painel foi criado por conta do aumento de buscas sobre o assunto. Foto: Google/Divulgação


Brasileiros interessados nas eleições 

Outro ponto de destaque dos dados apresentados pelo Google é que os brasileiros se mostraram mais interessados no tema “eleição” e na Justiça Eleitoral, em 2022.  Entre março e abril, o interesse pela sigla "TSE" aumentou 37% em comparação com o mesmo período de 2018 e 157% em comparação com 2014. Durante o mesmo período, as buscas por temas relacionados às eleições no Brasil também aumentaram. 

A parceria entre o Google e o TSE está em curso desde 2014 e foi reforçada em 2020, por meio do Programa de Enfrentamento à Desinformação, que reúne outras 120 instituições brasileiras e internacionais para Fake News.

Veja perguntas mais buscadas a respeito das eleições no Brasil, entre março e abril de 2022:

Como tirar o título de eleitor?
Como transferir título de eleitor?
Como fazer o título de eleitor on-line?
Como regularizar o título?
Título cancelado, o que fazer?
Até quando pode tirar o título?
Onde tirar o título de eleitor?
O que é filiação?
Como saber o número do título de eleitor

Por Katarina Bandeira (@katarinices)


Nenhum comentário:

Postar um comentário