GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 18 de julho de 2022

NOVAS CICLOFAIXAS

Com ciclistas passistas, Ciclofaixa ganha trechos com ligações a mercados públicos do Recife

Nova rota da Ciclofaixa leva ao Mercado da Encruzilhada                                                                                                                                                                                                           - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


Atrações musicais também garantiram a divulgação dos novos trechos, neste domingo (17)



Com Ciclofrevo atrações musicais, a Prefeitura do Recife marca, na manhã deste domingo (17), a implementação de dois novos trechos na Rota Central da Ciclofaixa de Turismo e Lazer que conectam as rotas existentes aos Mercados Públicos da Encruzilhada e da Boa Vista.

Agora, os ciclistas que estiverem pedalando pela rua Manoel Borba, são conduzidos a passar pela rua Gervásio Pires, tendo a opção de entrar na rua de Santa Cruz, onde fica o Mercado da Boa Vista, ou seguir pela rua José de Alencar. Já na Rota Norte, a novidade é que, os ciclistas podem continuar pedalando pela avenida João de Barros, agora ligada à rua Doutor José Maria, acessando a entrada do Mercado da Encruzilhada

Para chamar a atenção dos ciclistas, a Secretaria de Turismo e Lazer do Recife colocou dois grupos realizando a chamada "Ciclofrevo" - ativação cultural que conta com ciclistas passistas que animam o percurso no passo do frevo. Um grupo saiu do Marco Zero até o Mercado da Boa Vista e o outro do Museu do Estado de Pernambuco até o Mercado da Encruzilhada. 

Além disso, das 11h às 12h, no Mercado da Boa Vista, os presentes puderam assistir as apresentações do DJ 440 e do Trio de Forró Pé de Serra Beberibe. No Mercado da Encruzilhada, o Trio de Forró Pé de Serra É Com Você Que Eu Vou comandou a trilha sonora.

A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves, diz que o objetivo da expansão é atrair mais turistas e residentes do Recife para os Mercados Públicos

"O objetivo é que a gente expanda a nossa Ciclofaixa de Turismo e Lazer com esses dois novos trechos que ligam tanto o Mercado da Boa Vista quanto o Mercado da Encruzilhada para trazermos tanto o cidadão recifense para curtir o lazer desses mercados, quanto também o turista, então por isso que estamos fazendo essa expansão. O mercado tem muita coisa a oferecer, muito lazer, muitos restaurantes, muita curtição", destacou. 

De acordo com a secretária, outros projetos de expansão da Ciclofaixa virão. "Essa é uma das nossas primeiras iniciativas de expansão da Ciclofaixa, outras iniciativas também virão, especialmente para ligar outros pontos turísticos da cidade e também para ligar as comunidades à Ciclofaixa de Turismo e Lazer", pontuou.

O engenheiro aposentado Agenor Tenório, de 67 anos, é morador do Recife e realiza a maioria das atividades diárias, como passeios e compras, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Ele estava no Mercado da Encruzilhada acompanhando a apresentação Trio de Forró Pé de Serra É Com Você Que Eu Vou e disse que faz questão de conhecer os novos trechos da Ciclofaixa. 

Constantemente eu uso as ciclofaixas, praticamente eu aboli os carros. Recife foi construída para carros, mas eu tenho notado uma mudança na configuração da cidade, favorecendo aos ciclistas. Eu apoio totalmente e faço questão de conhecer todos os novos trechos, eu ando de bike desde que não existia nenhuma ciclofaixa”, afirmou Agenor. 

Ciclista há 10 anos, a aposentada Silvia Moura Martins, de 56 anos, estava com um grupo de amigos ciclistas, no Mercado da Boa Vista, acompanhando a apresentação do DJ 440. Para ela, a bicicleta é um meio de diversão, de reunir amigos, e de viajar, além de ser uma forma de exercício físico

“Um ciclista foi dizendo para o outro sobre os novos trechos da Ciclofaixa, e a gente combinou de se encontrar. Infelizmente, pelo horário, porque nós pedalamos ontem o dia todo, não deu para a gente seguir o frevinho com a bike. Nossa, eu adorei a iniciativa, mas o ideal seria que as ciclofaixas fossem para o Recife inteiro, e se possível para todo o Estado e que sejam não só para diversão no final de semana, mas também como um meio de locomoção. O que o ciclismo está trazendo, ao meu ver, é a promoção de lugares que estavam mortos e esquecidos, abandonados, trazendo o Recife de volta, fazendo o Recife viver”, disse. 

Ciclofaixa de Turismo e Lazer do Recife 

Com o objetivo de oferecer às pessoas lazer e oportunidade de conhecer a cidade pedalando, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer surgiu em 2013. Ela é montada aos domingos e feriados nacionais, das 7h às 16h. Cerca de 17 mil pessoas usufruem do percurso de lazer a cada edição. 

Por Tarsila Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário