GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 1 de outubro de 2022

MEDICAMENTOS

Após corte no Farmácia Popular, governo adiciona 5 medicamentos ao programa

Novos medicamentos são direcionados, principalmente, para o controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca. Anúncio ocorre após a publicação de corte de 60% no orçamento do programa em 2023 (Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)


O Ministério da Saúde anunciou que irá incorporar cinco novos medicamentos ao Programa Farmácia Popular do Brasil. A iniciativa é uma das principais ações para distribuição de fármacos do Sistema Único de Saúde (SUS), pois disponibiliza remédios gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão em parceria com farmácias particulares em todo o país.

O anúncio ocorre após a publicação de corte de 60% no orçamento do programa em 2023, que vai restringir o acesso da população a 13 tipos diferentes de princípios ativos de remédios usados no tratamento de diabetes, hipertensão e asma, além de fraldas geriátricas.

Segundo a instituição, os novos medicamentos são direcionados, principalmente, para o controle de doenças cardiovasculares, diabetes e insuficiência cardíaca. São eles:
 
- Besilato de Anlodipino 5 mg (hipertensão arterial)
- Succinato de Metoprolol 25 mg (hipertensão arterial)
- Espironolactona 25 mg (hipertensão arterial)
- Furosemida 40 mg (hipertensão arterial)
O quinto produto adicionado é o Dapagliflozina 10 mg, usado contra diabetes mellitus tipo 2 associada a doença cardiovascular. Este medicamento será fornecido por meio da modalidade de copagamento, em que o usuário deve pagar parte do valor para aquisição.

De acordo com o ministério, os medicamentos ficarão disponíveis para a população em 30 dias a partir desta sexta-feira (30/9), data de publicação da portaria que estabelece a incorporação dos fármacos no Diário Oficial da União (DOU). O governo ainda informou que a estimativa é de que 2,7 milhões de pessoas sejam beneficiadas com os novos medicamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário