GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

ÓLEO NO LITORAL

Comitê Estadual marca reunião para discutir retirada de novas manchas de óleo em Pernambuco

Vestígios de óleo achados em 2022 - Foto: Divulgação/CPRH


Comissão formada por instituições públicas e entidades civis se reúnem na quarta-feira (5), às 10h. Nesta terça (4), mais 500 quilos foram encontrados em Barreiros



Após três dias de novas manchas de petróleo cru sendo encontradas em praias pernambucanas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) acionou o Comitê Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais (P2R2), que se reunirá na quarta-feira (5) para discutir ações para o problema.

A comissão, que engloba diversas instituições públicas e entidades da sociedade civil, se encontra a partir das 10h no auditório da Agência Estadual de Meio Ambiental (CPRH), no bairro do Poço da Panela, Zona Norte do Recife. Desde o último domingo (2), quase três toneladas de óleo foram recolhidas no Litoral Sul do Estado.

Entre os órgãos envolvidos, estão Codecipe, Vigilância em Saúde Ambiental, CBMPE, Ibama, UFPE, Capitania dos Portos, PRF, UPE, DNIT, Amupe, Fiepe e Fundacentro.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), somente nesta terça-feira (4), foram retirados 500 quilos de óleo em Barreiros, 20 quilos em São José da Coroa Grande e 10 quilos em Tamandaré. Esse material se soma a 2,5 toneladas retiradas entre domingo (2) e segunda-feira (3), sendo 2 toneladas em Tamandaré e 500 quiilos em Barreiros. Ainda de acordo com o órgão, o trabalho de busca e limpeza continua nesta quarta-feira (5) em São José da Coroa Grande.

Origem em navio petroleiro
Os pedaços sólidos de óleo que se assemelham a petróleo cru foram encontrados inicialmente por um pescador na cidade de Tamandaré, localizada no Litoral Sul do Estado. A substância possivelmente tem origem na lavagem de tanque de navio petroleiro, conforme nota técnica emitida por cientistas depois de episódio semelhante registrado em agosto ao norte da Região Metropolitana do Recife.

O trabalho de retirada do óleo e limpeza das praias é realizado por técnicos do ICMBio da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, responsável pelo extremo sul do Litoral pernambucano, com o apoio das prefeituras. 

Por Portal Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário