GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

SEGURANÇA

Moradores promovem caminhada em prol da segurança do Sítio Histórico de Olinda

Mais de 200 casas estão com bandeiras pretas em forma de protesto - Foto: Acervo pessoal


Em carta aberta destinada ao poder público, população denuncia a insegurança na região



Iluminação, instalação de câmeras, policiamento e controle de trânsito são alguns dos apelos que motivaram os moradores do Sítio Histórico de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, a mobilizarem uma caminhada em prol da segurança na região.

Em carta aberta destinada à sociedade cívil e ao poder público, os munícipes reafirmam a necessidade de amparo à população residente na área tombada pela Unesco.

A mobilização surgiu a partir da iniciativa de um grupo de moradores que decidiu propor uma série de ações envolvendo a comunidade para chamar atenção das autoridades responsáveis. Os munícipes denunciam as investidas violentas por parte de criminosos da região, que chegam a roubar fiações, caixas de correio, lixeiras e até mesmo a invadir as casas dos moradores. 

Carlos Alberto Tavares é médico e mora no Sítio Histórico de Olinda há mais de 40 anos. O morador denuncia as investidas e relembra do caso em 2019, quando a Igreja do Bonfim, localizada no Pátio do Carmo, foi arrombada e teve três imagens de santos roubadas, além de outros bens do local. 

Os moradores decretaram estado de luto e mais de 200 residências estão com bandeiras pretas penduradas como mais uma forma de chamar atenção do poder público para a situação em Olinda e nos demais Sítios Históricos do Brasil.

A caminhada ocorrerá neste sábado (22), às 16h30, com a concentração na Igreja do Bonfim. 

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que "as forças de segurança estão presentes e atuantes no Sítio Histórico de Olinda". Além disso, deixou claro que "os suspeitos de furtos e depredação nas ruas da localidade foram devidamente identificados e presos recentemente, seja pelas polícias Civil ou Militar". 

Confira a nota na íntegra: 

As forcas de segurança informam que estão presentes e atuantes no Sítio Histórico de Olinda. Suspeitos de furtos e depredação nas ruas da localidade foram devidamente identificados e presos recentemente, seja pelas polícias Civil ou Militar. Em trinta dias, a Polícia Civil concluiu e remeteu ao Ministério Público de Pernambuco três inquéritos policiais sobre crimes patrimoniais no Sítio Histórico. Outros casos registrados na Delegacia do Varadouro seguem em apuração. São moradores de rua e, pelos crimes cometidos serem considerados de menor potencial ofensivo, conforme o Código Penal Brasileiro, terminam voltando às ruas e praticando novamente os mesmos delitos.

A Delegacia do Varadouro e a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIAtur), responsáveis pelo território, estão trabalhando de forma integrada para prevenir e reprimir crimes, protegendo comunidade e o patrimônio histórico. Reuniões sistemáticas têm sido feitas pela Ciatur com a prefeitura para potencializar as ações integradas que impactem na ordem e tranquilidade da população, com a qual a companhia mantem canal de comunicação direto. Entre as pautas, estão melhorias na infraestrutura do Sítio e o planejamento para os eventos dos finais de semana e feriados.

Vale lembrar que os crimes violentos patrimoniais estão em queda no mês de setembro e no acumulado de 2022 em Olinda como um todo, na casa de 15% e 18%, respectivamente. A redução se reflete também no território do Sítio Histórico. As forças de segurança reforçam com a população a importância de registrar um Boletim de Ocorrência ou denunciar anonimamente suspeitos, por meio da Ouvidoria da SDS (telefone 181 ou WhatsApp 81-994883455). Em caso de flagrante, acionar o 190.


Por Ingrid Coutinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário