GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 9 de março de 2023

PEDIDO DE ANULAÇÃO DO JOGO

Retrô entrará na Justiça com pedido de anulação de partida contra Tombense após erros de arbitragem

Jogo foi marcado por erros de arbitragem (Foto: Victor Souza/Tombense)


Gustavo Jordão, diretor do clube, confirmou ainda processo por danos morais contra o juiz da partida, Paulo Roberto Alves


O Retrô vai entrar com pedido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), ainda nesta quinta-feira (09), para anulação da partida contra o Tombense, na última quarta-feira (08), pela segunda fase da Copa do Brasil. O jogo, que terminou em 1 a 0 para a equipe mineira e resultou na eliminação do time pernambucano, foi definido após um pênalti mal marcado aos 35 minutos do segundo tempo, e que gerou revolta no banco da Fênix. 

O juiz da partida, Paulo Roberto Alves, sofreu punição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), por meio de nota oficial divulgada nesta quinta-feira (09), e está suspenso de suas atividades. Em contato com a reportagem o diretor de futebol do clube, Gustavo Jordão, confirmou ainda que a Fênix também acionará a Justiça contra o árbitro por danos morais. 

"Essa punição é reflexo do que fizemos desde ontem. Desde ontem o presidente Laércio Guerra entrou em contato com a FPF, e acionamos informalmente o Conselho de Arbitragem da CBF. Vamos entrar com um pedido para anulação da partida e para que o resultado não seja homologado. Entraremos também com pedido por danos morais e punição do árbitro porque ele prejudicou a nossa equipe", revelou o diretor.

O diretor pediu ainda uma reflexão sobre os erros que vêm sendo cometidos contra times nordestinos em competições nacionais, e citou a partida contra o Avaí, pela primeira fase da Copa do Brasil, e os jogos do Bahia, do Santa Cruz e do Sergipe. Este último foi motivo de repercussão nacional após partida contra o Botafogo, que terminou empatada em 1 a 1, por um possível favorecimento ao time carioca, que, com o empate, saiu com a classificação. Além disso, disse acreditar que a repetição de erros e polêmicas de arbitragem sejam parte de uma orquestra contra times do Nordeste em favorecimento a equipes do Sul do país e afirmou que a atuação de Paulo Roberto na partida foi de um "mau-caratismo muito grande”.

"É importante refletir que isso não é um erro único, é algo que vem se repetindo. Contra o Bahia, contra o Avaí, e contra o Santa Cruz foi marcado um pênalti absurdo. Sergipe e Botafogo também foi um absurdo. O juiz só acabou o jogo depois que o Botafogo empatou. Eu acredito que isso seja uma coisa orquestrada contra os times do Nordeste em favorecimento dos times do Sul. Esse árbitro também precisa ser investigado, ele já possui dois pedidos de impugnação de partida. Foi um erro absurdo e de um mau-caratismo muito grande”, revelou Gustavo Jordão.

Histórico do árbitro na Justiça

Não é a primeira vez que Paulo Roberto Alves é alvo de processos na Justiça por suas atuações. A primeira veio em 2019, na vitória do Grêmio sobre o Vasco, por 2 a 1, em partida válida pela 10ª rodada do Brasileirão daquele ano. Na ocasião, o árbitro atuava como auxiliar na cabine do VAR e, após gol cruzmaltino, solicitou que o juiz principal da partida, Rodolpho Toski Marques, consultasse o vídeo sobre uma falta que teria sido cometida por um jogador do clube carioca na origem do lance e, com isso, o gol foi anulado. Após o duelo, dirigentes do Vasco reclamaram bastante dos erros da arbitragem e entraram com pedido de impugnação da partida no STJD, que não foi concedido.

A outra vez que o nome de Paulo Roberto Alves surgiu nos holofotes foi no empate em 0 a 0 entre Juventude e Bahia, no dia 30 de outubro de 2021, válida pela 29° rodada do Campeonato Brasileiro daquele ano. Na ocasião, o principal motivo de reclamação por parte do Tricolor foi por conta da não marcação de um pênalti ao seu favor, logo no início do primeiro tempo, que teria condicionado o restante da partida.  Após o jogo, o presidente do clube, Guilherme Bellintani, foi às suas redes sociais demonstrar a sua insatisfação com o árbitro.

“Lances que mancham o campeonato. Esse árbitro entende a importância do futebol na vida das pessoas? Nem chamado pelo VAR aceitou marcar o pênalti. O que fazer? Protesto, ida à CBF e tudo que for possível. E um esforço para acreditar que isso é “apenas” um erro de arbitragem”, escreveu na publicação.

Além do pênalti mal marcado, o Retrô saiu de campo com outras broncas com o árbitro. Exemplos disso são as expulsões dos jogadores Willian, Júnior Fialho e Yuri, além do treinador Dico Woorlley. Na súmula da partida, o juiz relatou que teria sido alvo de xingamentos e, por isso, aplicou os cartões vermelhos. 

Sobre os erros, Gustavo Jordão ironizou o papel do árbitro em campo e afirmou que o Retrô entrará com pedido na Justiça ainda nesta quinta-feira: "Entraremos com pedido por danos morais contra o árbitro para pagamento de multa. Ele não é o deus da partida? Então precisa ser punido também. Vamos entrar no STJD hoje ainda"

Árbitro sofre punição da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, na manhã desta quinta-feira (09), que o árbitro Paulo Roberto Alves fará parte do Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA), e está suspenso de suas atividades. Confira a nota oficial na íntegra:

“A Comissão de Arbitragem da CBF informa que o árbitro Paulo Roberto Alves Júnior foi incluído no Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA). A decisão foi tomada após análise da atuação do referido oficial na partida desta quarta-feira (9) entre Tombense e Retrô, válida pela Segunda Fase da Copa Betano do Brasil”.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário