GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 27 de outubro de 2015

NÁUTICO - PONTO POLÊMICO RETIRADO

Comissão retira ponto polêmico do projeto do novo estatuto do Náutico a dois dias da votação

Sócios alvirrubros votarão pela aprovação ou não do novo estatuto na próxima quarta-feira

Filtro do conselho deliberativo em caso de inscrição de mais de duas candidatura a presidência executiva foi retirada do texto


A dois das assembléia de sócios que aprovará ou não o novo estatuto do Náutico, o projeto sofreu um importante mudança. Um dos pontos mais polêmicos da minuta, a avaliação prévia por parte do conselho deliberativo com relação as chapas inscritas para concorrer a presidência executiva foi retirado do texto. Na versão anterior, caberia aos conselheiros uma espécie de filtro no caso de mais de duas chapas inscritas, onde apenas duas seriam aprovadas e liberadas para a votação final dos sócios. Agora, sem essa restrição, seguirão para a assembléia geral dos associados todas as chapas inscritas para o pleito. 
Outra mudança nas novas regras propostas para a eleição do executivo é com relação ao período mínimo de associado do candidato. Antes, era preciso ser sócio do clube há pelo menos seis anos, agora o tempo é de cinco anos. No mais, seguem os mesmos pré-requisitos para a inscrição de chapas. Só poderão concorrer candidatos com mais de 30 anos de idade, em dia com o clube pelos últimos dois anos, sem poder ter sido anistiado, além de ter sido conselheiro ou diretor do clube por pelo menos dois anos (podendo somar o tempo nos dois cargos). Vale lembrar que caso essas novas regras sejam aprovadas, só passarão a valer na eleição de 2017.
"Resolvemos retirar esse ponto da avaliação prévia do conselho a partir das emendas que vários sócios nos enviaram. Não queremos polêmica, até porque o estatuto não é meu, nem de ninguém. Ele é do clube. Agora, irão para assembléia geral dos sócios todas as chapas inscritas para concorrer ao executivo", destacou o conselheiro Túlio Ponzi, um dos membros da comissão que elaborou o projeto do novo estatuto alvirrubro.
"Espero que com a retirada desse ponto polêmico, o novo estatuto seja aprovado. Sem essa aprovação, o clube não poderá aderir ao Profut (lei federal que prevê maior responsabilidade dos dirigentes). Optamos por flexibilizar esse ponto para o bem de todos", completou.
Deliberativo
Com relação as alterações para o conselho deliberativo, não houve mudanças na minuta do novo estatuto timbu. Assim, entre as alterações, está o fim dos conselheiros avulsos, e o sistema de proporção para os eleitos, desde que ela tenha assegurado, no mínimo, 15% dos votos. Com isso, caso uma chapa receba, por exemplo, 50% dos votos ela terá direito a indicar apenas 50% dos conselheiros inscritos na chapa e assim sucessivamente. A ordem de escollha seguirá dos mais velhos para os mais novos.

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário