GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

CARNAVAL 2019

Guia para folião brincar o Carnaval com saúde e segurança

Beija-beija pode trazer riscos para saúdeFoto: Jose Britto/Folha de Pernambuco


Para evitar vacilos, preparamos um guia do folião com a ajuda de médicos, agentes da segurança pública e brincantes

Um folião cuidadoso pode curtir bem o Carnaval até depois da Quarta de Cinzas. O período de festas e as grandes aglomeraçõessão um prato cheio para alguns contratempos de saúde, que podem ser evitados pelo brincante. Ninguém merece uma indisposição justamente quando só deveria haver diversão, não é mesmo? Além disso, cuidados com a segurança pessoal também devem ser levados em conta no ir e vir dos eventos de massa. Para evitar vacilos, a Folha de Pernambuco preparou este guia do folião com a ajuda de médicos, agentes da segurança pública e com quem já colocou o corpo para jogo no Carnaval. 

Calma no glitter!

“É difícil dizer para as pessoas não usarem glitter no Carnaval. Então, minha orientação é ter cuidado para não colocar em uma área que, possivelmente, caia para dentro do olho. Evitar pelo menos a área de pálpebra e muito próximo do olho. Caso o material venha cair nos olhos lavar com água corrente e buscar uma emergência especializada”, aconselhou a oftalmologista do Hope, Bruna Ventura. O alerta tem uma razão: como o glitter é feito de partículas extremamente ásperas em contato com a superfície ocular pode provocar arranhões perigosos. 


“Uma vez arranhada essa superfície está aberta uma porta para infecções. Então, acaba que pode ter um desdobramento muito ruim”, prosseguiu. A especialista destacou que nas pessoas que usam lentes de contato o risco é ainda maior porque as partículas podem se alojar entre a lente e o olho, levando a lesões ainda mais sérias. 


A fotógrafa Thaís Cavalcanti, 27 anos, se enquadra nesse cenário. “Faço tudo com o máximo de cuidado. Ou faço a maquiagem sem lente e depois coloco, ou faço com lente, mas fico atenta para ver se caiu algo dentro ainda em casa. Se isso acontece, retiro a lente e higienizo na mesma hora”, disse. Ainda sobre lentes de contato, a médica também contraindicou o compartilhamento de lentes coloridas (decorativas e com cores vibrantes). O uso é estritamente pessoal. O comerciante Otávio Menezes, 26, trabalha com a venda dessas lentes e também é usuário. “Aumenta muito a venda delas no Carnaval, mas as pessoas precisam tomar os mesmos cuidados que tem com as lentes tradicionais”, comentou.

Xô, conjuntivite

Outro drama enfrentado pela população neste período momesco é a ocorrência das conjuntivites, sendo mais comuns as virais. Por sinal, já começou um aumento delas nas emergências. O vírus que encontra um folião debilitado pela má alimentação e sono irregular pode de certo aportar nos olhos. Para se prevenir a regra é evitar ficar passando as mãos no rosto ou nos olhos e se conseguir higienizar as mãos. A saída pode ser levar na bolsa, bolso ou pochete um pequeno recipiente de álcool em gel. Se você já estiver doente, é melhor ficar em casa. “Se uma pessoa já está com conjuntivite o ideal é que ela não saia de casa para brincar o Carnaval porque a doença é extremamente contagiosa”, aconselhou Bruna Ventura.



FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário