GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

JUSTA HOMENAGEM

Compositor de frevo Capiba ganha estátua em homenagem da AABB Recife

AABB Recife/Divulgação


Um dos maiores compositores de frevo, Mestre Capiba, ganhou uma estátua em homenagem da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no Recife. O artista, além de ter sido funcionário do banco, foi um dos fundadores do clube social, recreativo e esportivo, na Capital pernambucana. A cerimônia de inauguração da escultura será realizada nos jardins da sede da Associação, as 10h, desta quinta-feira (24). Este ano marca 25 anos do falecimento do músico. Estão previstos para participar da solenidade o Maestro Spok, a Comissão do Bloco da Saudade e o Coral da AABB, além do historiador Leonardo Dantas. A homenagem ocorre na semana pré-carnavalesca. As festividades de rua que marcam a época, no entanto, estão suspensas no Recife. A medida foi tomada para conter a propagação da Covid-19. 

O presidente da AABB Recife, Euler Araújo de Souza, explicou que o monumento - de autoria do artista Genésio da Iputinga - estava pronto desde antes da pandemia. “Essa estátua tem uma representatividade muito importante. Todos nós temos que reconhecer a cultura que Capiba proporcionou para o Brasil, e ao mundo inteiro, como compositor de frevo pernambucano. Ele engrandeceu muito o Estado de Pernambuco com a sua cultura. Ele é um marco simbólico da cultura pernambucana”.

A estátua, que será instalada nos jardins da Associação, recria a imagem de Capiba em sua estatura original, em aproximadamente 1,78 m de altura, com o braço levantado. O monumento fica próxima ao salão que leva o mesmo nome do artista. Segundo a AABB, o monumento é de autoria de Genésio da Iputinga. “Capiba foi um dos fundadores, juntamente com Carlos Emílio Schuler e o Francisco Bulhões, foram os três integrantes que se reuniram e fundaram a AABB Recife, em 10 de julho de 1939”, relembra o atual presidente. 

Segundo Araújo de Souza, a inauguração estava prevista para ocorrer em julho de 2020, mês que marca o aniversário da Associação. O adiamento ocorreu devido a pandemia da Covid-19. “Com a pandemia, tivemos que adiar a inauguração até ter condições sociais para a presença segura das pessoas. Então, aproveitamos essa semana simbólica que configura a imagem de Capiba, para que seja feita a inauguração”. Atualmente, a Associação abarca em seu quadro associados comunitários, além de figuras como Maestro Spok, Petrúcio Amorim e o colunista do Diario de Pernambuco, João Alberto.

Capiba

O músico e compositor, Lourenço da Fonseca Barbosa, conhecido como Capiba, nasceu em Surubim, Pernambuco, no dia 28 de outubro de 1904. Filho de um mestre de banda, Severino Athanásio de Souza Barbosa e de Maria Digna da Fonseca Barbosa, viveu e respirou música desde a infância. Ainda pequeno mudou-se com a família para o estado da Paraíba, onde fez seu curso ginasial no Liceu Parahybano. Com 26 anos de idade, mudou-se para o Recife. Aprovado em concurso, tornou-se funcionário do Banco do Brasil fez os exames vestibular no dia 21 de fevereiro de 1933.

Autor de mais de 200 canções, não apenas frevo, como também outros vários gêneros: de samba à música erudita. Entre os seus sucessos, estão: "Maria Batânia" (canção); "A Mesma Rosa Amarela" (samba); "Serenata Suburbana" (guarânia); "Verde Mar de Navegar" (maracatu) e vários outros. No gênero frevo, compôs mais de cem canções.

Morreu aos 93 anos, no dia 31 de dezembro de 1997, no Recife, com problema no rins e infecção generalizada, sendo sepultado no Cemitério de Santo Amaro no Recife.

AABB no Recife
Atualmente a Associação possui uma infraestrutura que conta com campo de futebol society, duas quadras cobertas de tênis, Ginásio coberto poliesportivo, quadra externa, academia, parque aquático com três piscinas, sendo uma semiolímpica, além de brinquedos aquáticos. Há também bar, restaurante, sorveteria, salão de beleza, sauna, centro esportivo (com sala de artes marciais e sala de Ballet etc.) e centro administrativo. O clube também conta duas bibliotecas, uma para adultos e outra para o público infantil, cujo acervo ultrapassa os 12 mil volumes. Segundo a Associação, no momento, há cerca de 3 mil associados, com frequência semanal 600 pessoas e 1 mil nos finais de semana.

Ao longo de mais de oito décadas, a AABB Recife marca presença em diversas áreas, como nos esportes. O carro-chefe é a Natação de Base, onde atua no Norte-Nordeste nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Petiz. Nas categorias Juvenil a Sênior tem a nadadora Beatriz Bezerra como líder no Juvenil, sendo campeã e recordista Sul-Americana. Na área cultural, o clube se destaca pela Academia de Artes e Letras da AABB Recife, criada em 2020 e que promove a arte, a literatura e a cultura em geral entre seus associados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário