GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

SANTA CRUZ - SOCIEDADE ANÔNIMA NO FUTEBOL

Como vai funcionar a SAF no Santa? Presidente coral esclarece pontos importantes do modelo

Presidente do Santa Cruz, em entrevista, esclareceu pontos (Foto: Rodrigo Baltar/SCFC)



Clube decidirá adequação ao modelo SAF em reunião com associados


Nesta terça-feira (8), em edital de convocação de Assembleia Geral publicado, o Santa Cruz formalizou a possibilidade de ser o primeiro clube do Trio de Ferro a se adequar ao modelo de Sociedade Anônima de Futebol (SAF). Em meio ao movimento iniciado no ano passado, com a aquisição de 90% das ações do Cruzeiro por um fundo de investimento liderado por Ronaldo Nazário, o ‘Fenômeno’, o tema se tornou pauta de dezenas de clubes país afora.

E, diante do cenário, diversas dúvidas foram levantadas pelos torcedores das agremiações que sinalizaram, oficialmente, como o Santa Cruz, sobre a adequação à SAF. No caso do Tricolor do Arruda, o presidente do clube, Joaquim Bezerra, esclareceu alguns pontos do assunto, que será debatido pelos sócios corais no próximo dia 27 de março.

Por que SAF?

O Santa Cruz não vai se transformar em SAF. Ele continua sendo uma associação civil, sem fins lucrativos, que é detentora de todo o seu patrimônio, estádio, quadra e parque aquático. De tudo. O Santa Cruz abre uma outra empresa chamada Santa Cruz Futebol Clube S/A do Futebol de acordo com a lei da SAF. O Santa Cruz não está sendo transformado, mas criando uma outra empresa. 
 
Quem será o 'dono' da SAF? 
 
Quem é o dono dela? O próprio Santa Cruz. Agora, isso já está acontecendo? Não. Foi convocada a Assembleia de Sócios para que o associado diga 'eu quero que isso aconteça' ou 'eu quero que isso não aconteça'. Não sou eu, nem a área jurídica do clube, quem está tomando essa decisão. Estamos levando a uma Assembleia de Sócios. Para o associado dizer se quer ou não. Não há nada pronto nem feito. 

Como vai funcionar a SAF?

A SAF será responsável pela administração do futebol. Utilizará, por direito de uso, o estádio e vai cuidar de toda a manutenção do estádio, de toda parte de patrocinadores e toda a receita gerada nessa empresa será revertida em 20% para o clube. Isso quando ela for autorizada a funcionar. 

O patrimônio entra na operação?

Não. O patrimônio do clube continua na associação civil sem fins lucrativos, que é do próprio Santa Cruz. 

Como os investidores chegarão ao Santa Cruz?

Eles vão ter que apresentar propostas. E elas serão novamente discutidas com os sócios do Santa Cruz para avaliar a melhor proposta. Nada vai acontecer se os associados não aprovarem. Vamos tranquilizar torcedores, sócios e todo mundo que o que está se fazendo é o caminho correto. Ou seja, o associado, dono do Santa Cruz, é quem vai autorizar a criação da SAF e, no segundo momento, quem tem a melhor proposta para o Santa Cruz. 

Será o mesmo modelo de Cruzeiro e Botafogo?

O modelo da SAF é o mesmo. Só que no Santa Cruz a gente está trazendo isso para uma Assembleia Geral de Sócios. E não estamos discutindo apenas a nível de Conselho Deliberativo. Eu diria que o sócio-torcedor procure ler a lei da SAF, especialistas e entender o significado disso e decida da melhor forma que ele achar para o clube. Não quero opinar se é melhor ou pior, porque o sócio precisa ter seu próprio entendimento. 

Diferença entre investidores e parceria?

Não existe venda do Santa Cruz. O Santa Cruz não está à venda. Ele irá criar uma empresa, em que ele é sócio dela, para administrar profissionalmente o futebol. Só isso. Não tem nada além disso. Quando falamos de investidor, normalmente é um grupo empresarial que investe no futebol. Esse grupo vai trazer recursos e contratar profissionais que devem contratar para gerir o futebol. Para que ele seja rentável e exitoso.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário