GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Recife chega a 1,3 milhão de pessoas com esquema vacinal completo contra a Covid-19

A cidade do Recife iniciou vacinação em janeiro de 2021 e até o momento aplicou cerca de 3,3 milhões de doses. (Rodolfo Loepert/ PCR Imagem)


O Recife chegou a 1,5 milhão de pessoas com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19 na noite de ontem, domingo (13). A cidade iniciou a vacinação contra a doença em janeiro de 2021 e até o momento, a Capital pernambucana aplicou um total de 3.346.973 de doses da vacina contra o vírus, com cerca de 1.346.943 pessoas com o esquema vacinal concluído. 

Os números chamam a atenção frente a alta da variante ômicron e do surto de gripe da Influenza A H3N2. As autoridades de saúde alertam que as pessoas que não estiverem com o esquema vacinal completo não estarão protegidas contra a doença. A imunização contra a Covid-19, na Capital, acontece de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30. Para receber a dose, é necessário fazer cadastro e agendamento através do site https://conectarecife.recife.pe.gov.br/ ou aplicativo do Conecta Recife.

Balanço
Durante o ano de 2021, o Recife chegou a contar com 26 pontos de imunização, sendo 12 centros e 14 drive-thrus. Os serviços tiveram altas demandas, no qual diversos relatos de moradores e publicações do Diario, mostraram a realidade em que as pessoas se aglomeravam em longas filas e horas de espera. 

Mesmo com a lotação nas unidades de saúde, diante da variante ômicron e da gripe da Influenza A, quando pouco mais de 86,25% da população vacinável acima de 12 anos estava com esquema vacinal completo, desde o dia 31 de dezembro de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), ainda assim, iniciou a desmobilização de alguns locais de vacinação, o gerou ainda mais lotação nas unidades básicas de saúde da cidade. 

A mudança gerou sobrecarga nos postos de vacinação, como no Geraldão, na Imbiribeira; Parque Urbano da Macaxeira, no bairro de mesmo nome; e UPA-E Professor Fernando Figueira, no Ibura. Além dos três pontos, atualmente a vacinação está ocorrendo em 22 unidades de saúde, espalhadas nos oito Distritos Sanitários.

De acordo com a secretaria, a imunização infantil no Recife teve início no dia 15 de janeiro e, até o momento, foram vacinadas contra a Covid-19 um total de 42.137 crianças entre cinco e 11 anos, o que representa apenas 26,41% de cobertura vacinal.

Campanhas
Na última sexta-feira (11), para ampliar a vacinação infantil, a secretaria municipal lançou o Parquinho da Vacina, uma ação itinerante pelas comunidades, sem necessidade de agendamento, com um mini parque de diversões, com brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos. A expectativa da secretaria é vacinar pelo menos 500 crianças em cada dia de ação, que acontece sempre das 8h às 16h, nas sextas, sábados e domingos. 

Do início da campanha de vacinação até agora, a Prefeitura do Recife lançou várias ações voltadas para o público adulto: Caldinho da Vacina, Carro da Vacina, além da vacinação itinerante, que poderia aproximar as comunidades da imunização contra a Covid-19, com a aplicação de cerca de 70 mil doses dos imunizantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário