GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 25 de maio de 2022

ESTRAGOS DAS CHUVAS

Chuvas causam estragos e afetam diversos municípios da Região Metropolitana

Recife, Camaragibe, Olinda, Jaboatão e Ipojuca são algumas das cidades afetadas pelas chuvas. (PMI/Divulgação)


Aumenta o nível de risco na Região Metropolitana e nas Zonas da Mata nesta quarta-feira (25), devido aos acumulados de chuva que superaram os 100 mm. O alerta da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), na manhã de hoje, indica que as chuvas podem ser contínuas. A expectativa, no entanto, é que ocorra uma redução na intensidade ao longo do dia. Diversas cidades da região já registram deslizamentos de barreiras, alagamentos e interdição de vias e ruas, o que ocasionou nas atividades escolares suspensas. Em Camaragibe, até o momento, foram registradas 17 ocorrências de deslizamentos de barreira. Em Olinda, segundo último balanço desta manhã, houve sete movimentações de barreira. A cidade de Moreno já registrou uma ocorrência de deslizamento e áreas alagadas. As informações são da Defesa Civil dos municípios, que orienta os moradores que procurem, com urgência, abrigo em locais afastados de regiões de risco, como as casas de parentes ou amigos. 


Confira os efeitos das chuvas e as orientações da Defesa Civil, em cada município: 

  • Recife
Na Capital pernambucana, nas últimas 48 horas, foram registradas chuvas que chegaram a 258 mm em algumas partes da cidade, quase 80% do total previsto para todo o mês de maio, que é de 328,90 mm. Das 17h da terça-feira (24) às 5h desta quarta-feira (25) a Defesa Civil informou que recebeu 78 chamados da população, entre pedidos de vistorias e solicitações de lonas, nenhum deles grave. A população pode chamar a Defesa Civil a qualquer momento pelo telefone 0800 0813400.
  • Olinda
Olinda registrou o volume de chuva de 173.7mm. Até o momento, foram registradas sete movimentações de barreira. Na Rua Santos, bairro de Caixa D'Água, duas casas foram atingidas, resultando em duas pessoas com ferimentos leves. Vizinhos informaram que duas pessoas estão soterradas. Os Bombeiros fazem buscas no local. Uma casa também foi atingida no Córrego do Abacate, Águas Compridas, com um óbito e uma pessoa ferida. Nas outras cinco movimentações não houve danos. Os dados são das ocorrências recebidas entre às 19h de terça-feira e 7h de hoje.
  • Camaragibe
Camaragibe registrou nas últimas 24 horas, 163.5 milímetros de chuvas. Até o momento, foram registradas 17 ocorrências de deslizamentos de barreiras, dois tombamentos de árvore, cinco desabamentos de muros, além de diversos pontos de alagamento. As Secretarias de Defesa Civil, Infraestrutura e Serviços Públicos, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública e Mobilidade, e de Assistência Social ressaltam que os munícipes podem entrar em contato 24h por meios dos números 2129-9564, 9.9945-3015 e 153.

  • Paulista
Em Paulista, foi registrado um volume de 165 milímetros de chuva no período, além de 13 ocorrências, todas sem vítimas. Houve um resgate de uma família em Vila Torres Galvão, devido à queda de um muro, além de outra solicitação em razão de queda de muro no bairro; uma vistoria residencial por causa de problemas elétricos, no bairro de Maranguape I; 5 (cinco) deslizamentos de barreiras: dois em Arthur Lundgren, um na Tabajara, um em Vila Torres Galvão e um na Mirueira. Também foram registradas duas ocorrências de possíveis deslizamentos, sendo uma em Arthur Lundgren e uma em Tabajara; duas colocações de lonas, sendo uma em Jardim Paulista Baixo e uma na Vila Torres Galvão; uma solicitação para vistoriar infiltrações em uma residência, em Jardim Paulista Baixo. A Defesa Civil mantém um plantão permanente (24h) para atender a população por meio do Disque 153. 
  • Abreu e Lima
Já foram mais de 120 mm de chuva nas últimas 24h no município, quantitativo que representa dificuldades iminentes å população que reside em áreas de risco. A Defesa Civil de Abreu e Lima orientou que os moradores de áreas de risco procurem, com urgência, abrigo em locais afastados dessas regiões. As solicitações e chamados dos moradores pode ser feita através do WhatsApp (81) 97102-3969.

  • Ipojuca
Ipojuca registrou 109 mm de chuva nas ultimas 24h, e nos dias anteriores um volume de água acima do normal também. Até o momento não há registros de deslizamento de barreiras. De acordo com a Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura municipal, no dia de ontem, foram recolocadas duas lonas. O monitoramento das chuvas está sendo feito por uma equipe multidisciplinar coordenada pela Defesa Civil do município. Os canais da contato com a Defesa Civil de Ipojuca são o app 153 Digital e o (81) 9 9231.8607 (telefone e WhatsApp).

  • Cabo de Santo Agostinho
No Cabo de Santo Agostinho, durante a madrugada desta terça-feira (24), foram registradas cerca de 5 ocorrências, entre os bairros do Alto dos Mirandas, Sapucaia, Malaquias, Rua 3, Rua 21 de Abril, em Ponte dos Carvalhos, área do município cabense. Nessas, foram registradas ocorrências, como deslizamento de barreiras e quedas de árvores. A Secretaria de Defesa Civil atende 24 horas por dia, através da central de videomonitoramento e denúncias podem ser feita através do 0800 281 8531. Na manhã desta quarta-feira (25), os profissionais da Defesa Civil e Controle Urbano estão se dirigindo aos locais onde houveram estas últimas ocorrências, a fim de solucionar e fiscalizar toda a área.

  • Igarassu
Em Igarassu, até o momento nenhum cidadão saiu ferido devido às consequências da forte chuva. Segundo levantamento da Defesa Civil municipal, 35 famílias do bairro Agamenon Magalhães estão desalojadas por causa dos alagamentos; 14 delas estão abrigadas na Escola Nossa Senhora da Conceição e 21 estão na igreja Assembleia de Deus da região.  Também, foram registradas inundações nos bairros Inhamã, Manancial e Boa Sorte. No Loteamento Bonfim II foi documentado um deslizamento de terra sem gravidade. Denúncias podem ser feitas através do número (81) 994609073.

  • Araçoiaba
Em Araçoiaba, uma das áreas afetadas foi a Comunidade da Baixada. No local, persistem os problemas de alagamento há mais de duas décadas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Defesa Civil e Habitação, a drenagem existente na região é precária. Há vários trechos que foram aterrados e fechados, como também os esgotos e fossas que foram ligados diretamente no sistema de drenagem. No local, estão sendo feitos serviços paliativos para minimizar os transtornos. Apesar da situação, a prefeitura informou ainda que a situação das chuvas está sendo monitorada e acompanhada para nova avaliação e que não há registro de desalojados até o momento.

DEMAIS CIDADES
Em Moreno, houve uma ocorrência de deslizamento no bairro da Cohab, além de pontos de alagamento na cidade. Em Jaboatão dos Guararapes, a Defesa Civil mantém um plantão permanente e pode ser acionada por meio dos números 0800 281 2099 ou (81) 9 9195.6655.

Nenhum comentário:

Postar um comentário