GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 1 de maio de 2022

SANTA CRUZ - ATUAÇÕES DE TITULARES

Apenas quatro jogadores atuaram em todas as partidas do Santa Cruz na atual temporada

Alex Alves é o atleta com mais minutos jogados. (Foto: Rafael Melo/SCFC)



Somando participações no Campeonato Pernambucano e no Brasileiro da Série D, a equipe tricolor entrou em campo em 13 oportunidades


Às vezes por opção, outras por necessidade. A verdade é que o técnico Leston Júnior mexeu bastante no time do Santa Cruz até o atual momento da temporada. Do gol ao camisa 9, todos os setores da equipe coral foram testados. Em meio às mudanças, alguns nomes resistiram. De todo o elenco, apenas quatro jogadores estiveram em campo nas 13 partidas do Tricolor no ano. Os dados são do perfil Santa Stats.

Do quarteto, o zagueiro Alex Alves é o único representante da defesa. Além da presença certa à frente da área tricolor, o jogador é também o que mais tem minutos em campo. São 1170 com a camisa do Santa Cruz. Logo depois, o atacante Matheuzinho aparece. Em seguida, os meias Tarcísio e Esquerdinha - esse com menos tempo de jogo - fecham a lista. Vale ressaltar, no entanto, que entre os quatro nomes, apenas Esquerdinha não foi titular em todos os jogos.

 Mas a frequência não se replica ao restante do time. Ao longo da temporada, Leston, além de contar com um elenco enxuto, lidou com baixas inesperadas, entre saídas e lesões, que o impediram de dar sequência a formações. O treinador, por exemplo, só conseguiu repetir uma mesma escalação em cinco oportunidades. Os momentos, contudo, foram distintos.

DESENHO DA EQUIPE 
 
Diante do Afogados, Íbis e Salgueiro - da segunda à quarta rodada do estadual -, o Santa Cruz iniciou com os mesmos 11 jogadores. Já na partida seguinte à sequência, contra o Sete de Setembro, mudanças constantes passaram a acontecer. Na meta coral, Klever assumiu de vez a posição de Jefferson, titular nas quatro primeiras partidas. Na zaga, com a instabilidade de Júnior Sergipano no DM, Alex Alves chegou a formar dupla com o jovem Guedes e com Lucão.

As laterais também não passaram batidas. Sem contar com o experiente Marcos Martins até a última rodada da primeira fase do Pernambucano, nomes como Ítalo Melo, Matheus Lira e Edson Ratinho passaram pela lateral-direita. Na esquerda, menos mudanças. Apenas Ítalo Silva frequentou a posição antes de Dudu Mandai assumir a titularidade contra o Retrô, no sétimo compromisso do ano. 

Já no meio de campo, mudanças pontuais. Com a parceria firmada entre Gilberto e Rodrigo Yuri, os volantes só não dividiram posição quando algum deles esteve lesionado. Nas oportunidades, Leston acionou Elyeser. Com exceção do mais recente embate, diante do ASA, quando utilizou Tarcísio na função de segundo volante. O camisa 10, inclusive, presente em todos os jogos da equipe no ano, só não atuou mais à frente, como meia de ligação, contra a equipe alagoana, quando o recém-chegado Wescley foi utilizado.

No ataque, talvez, a mudança mais significativa da temporada para o Santa Cruz. Com a saída de Walter para o Amazonas FC, na penúltima rodada, o jovem centrovante Rafael Furtado assumiu a referência do ataque tricolor. E deu conta do recado. É o artilheiro da equipe no ano com seis gols. Nas pontas, apenas Mateus Anderson, devido a lesões, desfalcou a equipe. Na ausência do extremo, o meia Esquerdinha e o atacante Ariel - hoje no DM - foram testados.

Nesse cenário de mudanças, Leston só voltou a repetir o time nas duas partidas do ano contra o Náutico - já último compromisso da fase de grupos do estadual e no duelo da semifinal. 

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário