GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 22 de outubro de 2022

ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO

Conheça os planos de Marília Arraes e de Raquel Lyra para Pernambuco

Marília Arraes e Raquel Lyra em debate na Fiepe                                                                                                                                                          - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco


O que dizem os programas de governo das duas candidatas para áreas estratégicas do Estado



Folha de Pernambuco levantou as propostas das candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (Solidariedade) para algumas áreas estratégicas de Pernambuco. Ambas responderam sobre os mesmos temas. 

Raquel Lyra

Com 71 páginas, incluindo a capa, o plano de governo da candidata a governadora Raquel Lyra (PSDB) aborda 13 eixos estratégicos. De acordo com o documento, eles vão além de um simples agrupamento temático das ações: servem para conduzir aos resultados que se pretende alcançar.
“São como caminhos interdependentes, que se cruzam em vários pontos. Este conceitonos proporciona uma visão integrada das propostas e possibilita que tenhamosmais efetividade, transparência e colaboração com a sociedade”, especifica o plano.
“Acreditamos que bons Planos de Governo são importantes para o fortalecimento da Democracia, pois explicam à população quais são as ideias das candidatas e candidatos e o que pretendem fazer, caso sejam escolhidos pela população para representá-los. Nosso plano foi feito ouvindo as pessoas, consultando especialistas de cada área e integrantes da academia.”, explica Raquel. 

Educação
Para esse eixo estratégico, o plano  inclui seis propostas, dentre elas a criação de 60 mil vagas em creches no Estado, com cinco refeições diárias, dobrando a quantidade de vagas disponíveis. Abrange, ainda, adoção de tempo integral, a partir do ensino fundamental II nas escolas estaduais, e apoio aos governos municipais a também o adotarem nas escolas municipais; reestruturar o Programa Ganhe o Mundo; desenvolver o programa Trilhatec e implantar a Poupança Escola e a Bolsa-Estágio. 

Emprego e renda 
Um dos projetos pretende melhorar o ambiente de negócios por meio do Programa Facilita Pernambuco, promovendo a desburocratização da administração pública, fortalecendo o empreendedorismo, a competitividade e a capacidade de geração de emprego e renda, a partir do diálogo e cooperação com organizações, empresas e empreendedores.
 Já  o Programa Bora Empreender! visa aumentar a produtividades de pequenas e médias empresas por meio do acesso a crédito e de melhorias rápidas, baixo custo e alto impacto, em parceria com o Senai e o Sebrae.

Infraestrutura
Neste setor, a candidata apresenta nove propostas. Uma delas é o Programa Pernambuco no Caminho Certo, investindo na requalificação e expansão de estradas e rodovias, incluindo a pavimentação de estradas vicinais em parceria com os municípios.

Inclui, também, a construção do Arco Metropolitano, utilizando tecnologias verdes nas obras e garantindo a conservação da Área de Proteção Ambiental estadual Aldeia-Beberibe.
Além disso, ela pretende retomar as obras paralisadas e concluir a construção das quatro barragens na Zona da Mata Sul, melhorando o abastecimento e prevenindo novos desastres nas cidades da região e de parte do Agreste.

Mulheres
A candidata Raquel Lyra pretende reestruturar as Delegacias da Mulher e criar novas delegacias, capacitando policiais civis e militares e demais funcionários para melhor atendimento às vítimas e ampliando o alcance territorial no Estado. Ela promete, ainda, promover a autonomia econômica das mulheres, criando Centros de Qualificação Profissional da Mulher nos municípios, para capacitação, formação sociopolítica, inserção no mercado e fomento ao empreendedorismo, conforme a vocação econômica dos municípios.

Saúde
Nessa área, são oito propostas que abarcam, por exemplo, requalificar a infraestrutura dos hospitais estaduais, priorizando intervenções emergenciais nas unidades em pior estado (Restauração e Cisam); concluir as obras do Hospital da Mulher do Agreste, em Caruaru; retomar o projeto do Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns; construir cinco grandes maternidades em todas as microrregiões da saúde de Pernambuco, para desconcentrar a oferta de leitos da macrorregião (Metropolitana).

Segurança
Neste setor, uma das metas é lançar o Programa Juntos pela Segurança, revisando os indicadores, incluindo critérios qualitativos e adequando o desdobramento e pactuação das metas às diferentes realidades das áreas integradas de segurança do Estado. Aumentar o efetivo nas ruas e garantir a melhoria dos equipamentos e materiais das polícias Científica, Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros; modernizar e padronizar a estrutura das delegacias e batalhões da Polícia e do Corpo de Bombeiros, inclusive para facilitar a identificação das unidades por parte da população; valorizar os profissionais de Segurança de Pernambuco, garantindo equipamentos, capacitação e condições de trabalho adequadas, são outras das propostas contidas no plano de governo. 

Marília Arraes

O plano de governo de Marilia Arraes, candidata do Solidariedade, foi finalizado esta semana. O documento tem sete eixos principais desdobrados num total de 94 páginas.

"Diferentemente de outras candidaturas, não encomendamos nosso plano de governo. Ele foi construído ouvindo as pessoas. O resultado foi um plano democrático e sintonizado com o projeto do presidente Lula para o Brasil. E tem mais: nosso programa será constantemente atualizado, até porque os problemas e as prioridades não são estáticos. As contribuições são sempre bem-vindas”, destacou Marília Arraes.

Educação
A candidata pretende fortalecer o apoio aos municípios, com programas de alfabetização e mais vagas na educação infantil; ampliar a rede de escolas integrais; criar o programa “Lugar de Estudante é na Escola” para reduzir faltas e evasão; ampliar o número de Escolas Técnicas, adequando currículo aos polos (têxtil, pecuária, fruticultura) e garantindo cursos noturnos; instituir negociação permanente com os profissionais da educação;  fortalecer a relação Educação Básica e Universidade ; ampliar os programas de alfabetização de jovens e adultos; implantar a Plano Estadual de Educação no Campo.

Emprego e renda
Marília garante priorizar, na política de concessão de incentivos fiscais e atração de investimentos, os empreendimentos intensivos em mão de obra, ou seja, aqueles com grande capacidade de geração de empregos diretos e indiretos; levar novos investimentos para a Mata Sul, o Agreste e o Sertão. Ela também promete criar o programa Meu Primeiro Emprego, incentivando empresas que contratarem funcionários da rede pública de ensino e quer priorizar e ampliar as compras públicas de microempreendedores Individuais e de micro e pequenas empresas

Infraestrutura
A candidata promete, entre outras ações, concluir obras viárias; criar um programa de conservação e manutenção permanente das estradas; destravar o Arco Metropolitano, preservando a área ambiental de Aldeia; concluir a triplicação da BR-232 no trecho urbano; viabilizar a duplicação até Arcoverde e, depois, Serra Talhada; investir nas estradas de interesse turístico; desenvolver o plano de investimento para o Porto de Suape, tendo em vista a recuperação da autonomia de Suape; concluir a Transnordestina entre Salgueiro e Suape e ampliar a malha aeroviária para transporte de carga e de passageiros.  

Mulheres
Marília Arraes anunciou que i fortalecerá as políticas para as mulheres. Vai criar o Sistema de Informação Integrado (SIIM), com dados sobre as mulheres em todos os níveis de governo, além de  implantar 13 Casas da Mulher, voltadas à saúde integral, pré-natal, parto e puerpério, prioritárias para municípios sem infraestrutura; além de instalar salas para parto natural e humanizado integradas às Casas da Mulher. Pretende colocar Delegacia da Mulher em cada uma das cidades com maiores índices de violência.Quer criar a Patrulha Maria da Penha, para acompanhar as que estão sob medida protetiva; ampliar e aperfeiçoar a Central de Atendimento (Disque 180) no Estado; e aumentar o número de casas abrigo (hoje são 4), para amparar vítimas de violência doméstica. 

Saúde

As ideias da candidata para a área de saúde, entre outras, são criar o Programa Restaurar, para recuperar hospitais estaduais, ampliar os de alta complexidade, concluir o Geral do Sertão, em Serra Talhada, e construir o Hospital do Câncer de Araripina e o Hospital de Petrolina. 
Ela retende transformar as 15 UPAEs em unidades de alta resolução em média complexidade; equipar melhor as UPAs; implantar a telemedicina, para acelerar diagnósticos; implantar o Prontuário Eletrônico Único, para quea s unidades acessem dados dos pacientes. E promete criar o Mais Médicos Pernambuco, financiando cursos de medicina em unidades privadas em troca da prestação de serviços no interior.

Segurança
Entre as propostas para a área, estão: redefinir a estrutura da Secretaria de Defesa Social, que vai coordenar o Novo Pacto pela Vida; restabelecer a autonomia das Polícias Civil e Militar,; integrar as Polícias Civil, Militar, Penal e Guardas Municipais; fortalecer o Departamento de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção (Dracco) ; criar 13 Centrais de Polícia (três no Grande Recife) para coordenar operações integradas; reformar o Hospital da PM; criar o Programa Vizinhança Segura; reavaliar o uso da taxa de Bombeiros, garantindo, já em 2023,  R$ 20 milhões para equipamentos; investir em formação do efetivo; instituir mesa permanente de diálogo com o sindicato da Polícia Civil; extinguir, gradativamente, as faixas salariais na PM; além de realizar concursos com regularidade.

Por Betânia Santana e Carlos André Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário