GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 24 de fevereiro de 2019

CRISE NA VENEZUELA

Guaidó critica Maduro por mandar queimar ajuda

opositor Juan Guaidó condena violência em operação de ajuda ao lado do líder colombiano, Iván Duque, e do secretário-geral da OEA, Luis Almagro Foto: LUISA GONZALEZ 23-02-2019 / REUTERS

Apela a militares para romperem com governo

Presidente colombiano diz que regime teve 'derrota moral', e secretário-geral da OEA afirma que 'usurpador condenou povo' a fome e doenças

CÚCUTA, COLÔMBIA — O autoproclamado presidente interino Juan Guaidó criticou o líder bolivariano, Nicolás Maduro, por "mandar queimar" alimentos e medicamentos que a oposição tentou ingressar neste sábado na Venezuela pela fronteira com a Colômbia. Em pronunciamento ao lado do presidente colombiano, Iván Duque, e do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, o líder opositor disse que o mundo viu "a pior cara do regime" de Caracas e reiterou o apelo a militares.
Os caminhões da ajuda internacional entraram em solo venezuelano, mas não passaram dos postos fronteiriços venezuelanos cercados das forças de segurança de Maduro. Segundo a oposição, policiais atearam fogo contra os produtos na ponte Francisco de Paula Santander, um dos quatro acessos da Colômbia à Venezuela.
Segundo o líder opositor, os produtos enviados neste sábado às fronteiras de Brasil e Colômbia não são "um centésimo" do que a Venezuela precisa. Guaidó denunciou que "grupos irregulares atuaram de forma inescrupulosa" em massacres e perseguições perto da fronteira. Pelo menos quatro pessoas morreram na cidade venezuelana de Santa Elena, perto da fronteira com o Brasil, e mais de 20 ficaram feridas a bala por coletivos armados pelo governo. O governo colombiano informou que 285 pessoas saíram lesionadas de confrontos nas divisas dos países.
Maduro 'condenou povo', diz chefe da OEA
Duque apontou que ordenou a retirada dos caminhões e dos manifestantes das pontes de fronteira "para evitar novas agressões". Para ele, este sábado representou a "derrota moral" do regime de Maduro.
— (Maduro) Hoje teve sua derrota moral, sua derrota diplomática. Creio que já ficou suficientemente claro para o mundo que, por mais que ocorra violência, a Venezuela vai recuperar sua liberdade com a força das ideias e mobilização de todo o país — disse.
Pelo Twitter, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, condenou a violência de "matadores" de Maduro e prometeu "tomar ações" para apoiar a democracia no país.
Entre os mortos pelos grupos armados pró-governo, neste sábado, estava um adolescente de 14 anos. Um barco que zarpou de Porto Rico rumo à Venezuela com 300 toneladas de ajuda retrocedeu depois de receber ameaças de fogo por parte da Marinha venezuelana.

O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário