GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

A VOLTA DA MISSA DO GALO

Após dois anos, Missa do Galo volta ao Quartel do Derby; fiéis devem comprovar vacinação

Antes da celebração, a partir das 18h30, haverá apresentações de músicas natalinas



A tradicional Missa do Galo celebrada pelo arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, voltará a ser celebrada no Quartel da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), no Derby, área central da capital pernambucana, nesta sexta-feira (24), às 20h. 

Em 2020, por causa dos protocolos sanitários vigentes para conter a Covid-19 diante da piora no cenário epidemiológico, a cerimônia ocorreu no Santuário de Fátima, no bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Os fiéis que desejarem participar da missa esta sexta precisarão apresentar o comprovante de vacinação contra o coronavírus. Representantes da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) e policiais estarão nas três entradas do quartel para verificar os documentos.

Desde 6 de dezembro, o acesso a órgãos públicos no Estado, como é o caso do Quartel do Derby, só pode ser feito mediante apresentação do documento de imunização

“Um momento sublime para festejar o acontecimento mais importante da história: o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, o nosso Salvador, o nosso libertador”, destaca dom Fernando ao convidar os fiéis a participarem da missa.

Antes da celebração, a partir das 18h30, haverá apresentações de músicas natalinas com a Banda da Polícia Militar, Coral do Movimento Pró-Criança, Coral do Instituto Dom da Paz e Coral dos Arautos do Evangelho. 

Tradição

A primeira missa da Vigília de Natal, como também é chamada a Missa do Galo, celebrada no Quartel do Derby, ocorreu há 69 anos, na noite de 24 de dezembro de 1952. A celebração foi presidida pelo capelão militar da época, dom Ricardo Vilela, bispo emérito da Diocese de Nazaré. 

As missas eram celebradas, tradicionalmente, à meia-noite do dia 24 para o dia 25. No entanto, por questão de segurança e para que as famílias pudessem circular pela cidade com mais tranquilidade até o Derby, o horário foi modificado para as 20h.

Desde 2009, quando foi eleito arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido celebra a missa no Derby com muita alegria. “Essa tradição é tão bonita, de reunir pessoas de partes diferentes da cidade para celebrar essa ‘Noite Feliz’, como cantamos com tanta ternura e amor”, disse o arcebispo.

Durante esse tempo, além de 2020, apenas uma vez a Missa do Galo não foi celebrada no Quartel do Derby. Em 2018, por causa da previsão de fortes chuvas na cidade na Noite de Natal, a celebração foi transferida para o Santuário de Fátima - mesmo local onde ocorreu em 2020, devido à pandemia.

Por Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário