GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

AJUDA FEDERAL

Bolsonaro vai visitar áreas atingidas por temporal em Petrópolis ao voltar de viagem à Rússia


Presidente informou que conversou com governador Cláudio Castro, oferecendo suporte



presidente Jair Bolsonaro deve visitar Petrópolis, na Região Serrana do Rio, neste final de semana, após retornar da viagem por Rússia e Hungria, segundo auxiliares que o acompanham. A cidade foi atingida por um forte temporal na tarde de terça-feira, dia 15, provocou um grande desabamento no Morro da Oficina, no bairro Alto da Serra, deixando ao menos 39 mortos.

Em viagem à Moscou, Bolsonaro soube da tragédia e conversou com ministros sobre providências para a região. No Twitter, o presidente disse também que conversou com o governador do Rio, Cláudio Castro, oferecendo suporte do governo federal.

"De Moscou tomei conhecimento sobre a tragédia que se abateu em Petrópolis/RJ. Fiz várias ligações para os Ministros Rogério Marinho e Paulo Guedes para auxílio imediato às vítimas, bem como conversei com o @DefesaGovBr , General Braga Neto, que me acompanha na Rússia", escreveu. "Falei também para o governador do Rio, Cláudio Castro, que se encontra na região atingida."

Imagens gravadas por moradores mostram uma encosta indo abaixo, arrastando construções. Num dos vídeos, pessoas em desespero retiram às pressas crianças de dentro da Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva. O Corpo de Bombeiros já confirmou 23 mortos na cidade, e a prefeitura decretou estado de calamidade pública.

Somente na Rua do Imperador, região Central da cidade, foram encontrados 12 corpos - sendo 11 de mulheres. Agentes da Guarda Civil acompanharam os resgates dos corpos, que estavam presos às ferragens ou ainda submersos no rio.

São poucas as ruas de Petrópolis onde não se encontre ao menos uma marca das fortes chuvas. Em um trecho de poucos metros havia um ônibus, um caminhão e 17 carros amontoados. Além de veículos, era possível ver produtos do comércio local espalhados pelas ruas, misturados à lama.

Em visita à cidade, ainda na noite de terça-feira, o governador Claudio Castro declarou ter visto cenas de guerra. Ele se reuniu com o prefeito Rubens Bomtempo e garantiu que haverá ajuda do estado e também da União.

Pelo Twitter, o governador disse ter orientado que "parte dos secretários se desloquem para apoiar a população no que for preciso”. Também pelo Twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, divulgou que ofereceu ajuda. Castro anunciou, ainda, que maquinários de órgãos estaduais e da Cedae vão para a cidade ajudar no socorro e desobstrução de ruas.

Por Agência O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário