GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 22 de maio de 2022

CELULAR 5G

Especialista dá dicas para escolher um celular 5G

A conexão mais rápida é a principal característica da rede - Samsung/Divulgação


Renato Citrini, gerente de produto da Samsung, explica os benefícios de escolher a tecnologia



Desde que a rede 5G foi anunciada, em meados de 2018, fabricantes de celular em todo o mundo passaram a investir na criação de aparelhos compatíveis com a tecnologia. Ainda que não tenhamos previsão para o início do funcionamento da banda larga de quinta geração no Brasil, as prateleiras virtuais e físicas de varejistas estão cheias de modelos de telefonia preparados para sua chegada. Mas será que existe diferença entre escolher um aparelho 4G ou optar por um modelo compatível com a nova rede?

Renato Citrini, gerente de produto da divisão de dispositivos móveis da Samsung , acredita que se nota a mudança no uso diário. “Se você perguntar para todo mundo que sabe um pouquinho sobre 5G, qual o diferencial da rede, a primeira resposta é a conexão mais rápida. Mas temos um segundo ponto que é a confiabilidade. Um comando dado na rede [5G] é realmente respondido. Se você clica para entrar em um link, aquele link não se perde. A latência é rápida”, explica.

O executivo comenta que a percepção de que um smartphone fica mais rápido acontece, principalmente, quando o celular está na linha dos intermediários. “Um telefone intermediário, que às vezes poderia levar um tempo maior para fazer e executar uma ação, será beneficiado com o 5G pelo aumento de performance”, explica. Segundo ele, há três pilares para serem considerados na hora de falar sobre a nova rede, que se traduzem em velocidade, confiabilidade e número de equipamentos que podem usufruir daquela conectividade.

Dicas para escolher um smartphone 5G
Entre as dicas separadas por Citrini para a hora da compra do smartphone com a nova tecnologia, está a verificação das configurações do aparelho. “Uma memória RAM melhor, mais alta, te dá uma performance melhor. O usuário vai trocar de um aplicativo para o outro mais rápido, vai abrir os aplicativos mais rápido. Alguns modelos da Samsung trabalham com a RAM Plus, que usam uma parte do armazenamento e transformam em RAM”, diz.

Um processador entre o intermediário e o premium (como o recente Snapdragon 8 Gen 1, da Qualcomm) também ajudará o dispositivo a alcançar um desempenho mais eficiente. Além disso, a bateria também precisa ser potente. “[o usuário], precisa escolher uma bateria que dure pelo menos um dia. Para uma experiência padrão, a partir de 4.000 mAh, mas para um uso de alta performance, a partir de 6.000 mAh”, aconselha o executivo. 

O preço também não deverá ser um empecilho, já que hoje há mais modelos abraçando a tecnologia do que em 2020, quando aparelhos com 5G estavam começando a aparecer por aqui. “A Samsung tem um portfólio bem grande de 5G. São 20 modelos lançados no Brasil. Temos produtos em diferentes faixas de preço, o Galaxy A22 é o nosso mais acessível (encontrado por R$ 1.259) e o Galaxy Fold 3, o nosso telefone premium (R$ 10.619, no site oficial da marca)", diz o representante da sul-coreana.

Por fim, o executivo aconselha que o consumidor pondere sobre suas necessidades de uso e se prepare para a chegada da banda larga de quinta geração. “Quem está pensando em comprar um smartphone precisa pensar com carinho no aparelho 5G. Embora [a rede] não esteja super presente, daqui a um ano ou dois, essa tecnologia vai estar plenamente difundida em várias cidades do país”, finaliza Citrini.

Por Katarina Bandeira (@katarinices)

Nenhum comentário:

Postar um comentário