GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 17 de março de 2021

INACREDITÁVEL E VERGONHOSO

PT aciona STF para forçar Bolsonaro a “apoiar” Cuba na ONU

 


O Partido dos Trabalhadores (PT) recorreu, sábado, ao Supremo Tribunal Federal, pedindo que o Judiciário declare a inconstitucionalidade do voto contrário, dado pelo Brasil sobre a “necessidade do término do embargo econômico, comercial e financeiro imposto” pelos EUA ao país.

Como se sabe, em novembro de 2019, o Brasil votou durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), pela primeira vez na história, a favor do embargo. Além do Brasil, Estados Unidos e Israel votaram contra o fim das limitações. Foram 187 votos favoráveis ao encerramento das restrições.

Na prática o PT quer que o governo Bolsonaro venha defender na ONU o fim dos embargos dos EUA e Cuba

De acordo com o Globo, o PT alega que o governo de Jair Bolsonaro desrespeitou diversos preceitos constitucionais ao atuar da forma como atuou. Citou os fundamentos da dignidade da pessoa humana e do pluralismo político, que na visão do partido foram quebrados. Também disse que preceitos sobre as relações internacionais, como a prevalência dos direitos humanos, a não-intervenção e a solução pacífica dos conflitos. O relator do caso será o ministro Roberto Barroso.

À época do voto, o presidente Jair Bolsonaro deu a seguinte declaração sobre a decisão: "Pela primeira vez o Brasil acompanhou os Estados Unidos na questão do embargo para Cuba. Então, nós somos favoráveis ao embargo para Cuba, afinal de contas, aquilo é uma democracia? Não é, é uma ditadura, então tem de ser tratada como tal", afirmou durante uma live.

O Brasil, tradicionalmente, comandado pela esquerda se opõe a todo tipo de sanção econômica unilateral, como é feito pelos Estados Unidos contra Cuba. O voto, portanto, rompeu com uma posição completamente da esquerda brasileira de décadas. Na prática o PT quer que o presidente Bolsonaro siga os votos de FHC, Lula e Dilma.


Mundo Político

Nenhum comentário:

Postar um comentário