GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 27 de julho de 2017

RECEBENDO ALIADOS

Temer recebe ministros e parlamentares


O presidente Michel Temer recebeu na noite desta quinta-feira (27), no Palácio do Jaburu, ministros e a parlamentares com o objetivo de discutir as estratégias para barrar o prosseguimento da denúncia contra ele. A votação na Câmara está marcada para o próximo dia 2 de agosto.
Com base nas delações de executivos do grupo J&F, que controla a JBS, Temer foi denunciado ao Supremo Tribunal Federal pela Procuradoria Geral da República (PGR) pelo crime de corrupção passiva. Mas o STF só poderá analisar a peça se a Câmara dos Deputados autorizar.
A expectativa é que, durante o encontro desta quinta, o presidente avalie o mapa atualizado sobre o posicionamento dos deputados em relação à denúncia, isso porque a acusação só seguirá para o STF se pelo menos 342 dos 513 deputados votarem contra Temer.
Além disso, há também a previsão de ser discutido no encontro o cronograma de votação de projetos de interesse do governo no Congresso no segundo semestre, entre os quais as reformas da Previdência Social (em análise na Câmara) e tributária (que ainda será enviada).
Segundo o colunista do G1 e da GloboNews Gerson Camarotti, a incerteza sobre placar tem preocupado auxiliares do presidente Michel Temer no Palácio do Planalto.
Mesmo assim, em entrevista ao G1, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou que o governo tem "absoluta certeza" de vitória.
Lista de convidados
O Palácio do Planalto não havia divulgado a lista de presentes ao encontro até a última atualização desta reportagem.
Entre os presentes, estavam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os ministros Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Ricardo Barros (Saúde), o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e a ex-governadora do Maranhão Roseanna Sarney (PMDB).
Os deputados Carlos Marun (PMDB-MS) e Darcísio Perondi (PMDB-RS) também confirmaram presença.
Líder do governo no Congresso, o deputado André Moura (PSC-SE) afirmou que o jantar será "informal" e acrescentou que as principais estratégias já foram discutidas, numa reunião com Temer na tarde desta quinta, no Planalto.
"Alguns parlamentares ficaram aqui para ajudar o governo nesse momento, é um período de recesso parlamentar, e o presidente resolveu reunir a gente, bater um papo", disse Moura.
A expectativa é que no próximo domingo (30) Temer tenha uma nova reunião com aliados para discutir as últimas estratégias para barrar a denúncia.
Quórum
O STF só poderá analisar a denúncia contra Temer se pelo menos 342 deputados votarem contra o relatório do deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), que defende a rejeição da denúncia.
A sessão está marcada para o próximo dia 2 de agosto, mas a votação só começará se estiverem presentes ao plenário pelo menos 342 deputados.
Mas deputados aliados de Temer avaliam esvaziar a sessão. A oposição estuda usar a mesma estratégia.
Deputados contrários ao governo dizem que a obrigação de garantir o quórum é do Planalto. Enquanto isso, os aliados de Temer afirmam o contrário, que quem precisa garantir os 342 deputados em plenário é a oposição.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário