GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 19 de fevereiro de 2023

CARNAVAL 2023

Volta do carnaval movimenta o comércio, em Olinda

Foto: Taylinne Barret/DP Foto

Durante o carnaval vários serviços são impactados com a quantidade de pessoas que vai e vem pelas ruas até a Quarta-Feira de Cinzas. O comércio é um dos setores que mais representam os dias de folia, desde alimentação, vestimenta, a serviços especiais. Só em Pernambuco, é esperado que a festividade movimente cerca de R$ 263,7 milhões, segundo a Federação de Bens Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-PE). 

Neste sábado (18) a cidade de Olinda recebe pessoas do mundo inteiro que sobem e descem as ladeiras históricas seguindo blocos e exibindo fantasias criativas que trazem a essência do carnaval. 

“Consegui vender bastante. Depois de dois anos sem carnaval, os clientes querem procurar perucas, saias, confetes, sprays, tudo que possa deixar o carnaval deles mais animado. E eu aproveito para nesses dias conseguir vender e brincar ao mesmo tempo”, informou Rejane Silva, vendedora. 

Muita folia exige muita energia, com isso, além da venda de adereços, os vendedores de lanches e bebidas conseguem faturar um pouco mais. Contudo, há aqueles que ainda não sentiram essa mudança e esperavam uma movimentação maior do seu negócio. 

“Para mim o fluxo de carnaval ainda não começou, em comparação aos outros anos. Há muita gente nas ruas, mas a movimentação do restaurante ainda está caminhando. Espero que ao longo dos dias de carnaval vá aumentando”, informou, Alexandre Ribeiro, dono do restaurante, Jacaré Self Service.  

Durante os dias de carnaval, há trabalhadores que se beneficiam do consumo dos foliões para arrecadar uma renda. É o caso dos trabalhadores de materiais recicláveis que tem uma grande importância na preservação ambiental da cidade. “Está muito bom aqui, trabalho pegando latinhas e materiais para reciclar há mais de 20 anos. Me cadastrei pela prefeitura de Olinda e os preços dos materiais estão muito bons”, afirma José Augusto, 40 anos. 
 
A Prefeitura de Olinda realizou o cadastro de trabalhadores que durante os dias de carnaval, atuam coletando os materiais recicláveis pela cidade. É esperado um volume de 70 toneladas de resíduos. A coleta dos materiais, além de gerar renda para as famílias dos coletores, também estimula a economia local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário