GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 31 de outubro de 2011


PAN - 2011


Em terceiro, Brasil passa Argentina no Pan, mas não anima para Londres-2012

Muitos medalhistas de ouro do Brasil apresentaram marcas aquém dos principais adversários olímpicos


Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Dominante nos Jogos Pan-americanos, Thiago Pereira tem desafio complicado nas Olimpíadas

O Brasil encerrou os Jogos Pan-americanos de Guadalajara neste domingo na terceira colocação do quadro de medalhas, com 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes, e se firmou como potência esportiva continental. O desempenho brasileiro em terras mexicanas foi parecido ao do Rio de Janeiro-2007, em que ameaçou Cuba na vice- liderança da competição, e ainda fez o País ultrapassar a Argentina no quadro de medalhas da história do Pan, mas não serve como indicativo para as Olimpíadas de Londres-2012.

Em relação à edição carioca dos Jogos Pan-americanos, o Brasil teve uma pequena queda de desempenho e conquistou 16 medalhas a menos (no Rio foram 52 ouros, 40 pratas e 65 bronzes). Geralmente o país que sedia a competição se destaca, mas tem participação bem mais discreta quatro anos depois, em terras estrangeiras. O México, que no Rio ficou em quinto com apenas 18 ouros, este ano foi o quarto, com 42.

A pequena oscilação de rendimento em Guadalajara foi fundamental para o Brasil assumir a quarta colocação do quadro de medalhas da história do Pan. Com 27 ouros a mais do que a Argentina, o País passa o rival pela primeira vez em 60 anos de competição continental e soma 287 subidas ao pódio na primeira posição. O terceiro posto do Canadá ainda está longe, com a nação da América do Norte com 85 ouros a mais. Cuba, uma ilha com 11 milhões de habitantes é a segunda colocada na lista, com 839 títulos.

"Este resultado em Guadalajara é importantíssimo por vários aspectos e demonstra a evolução permanente e consolidada do esporte olímpico brasileiro. Já estamos colhendo os frutos da transformação iniciada com os Jogos Rio-2007, que seguem o nosso planejamento conjunto com as Confederações Brasileiras Dirigentes de Esportes Olímpicos rumo aos Jogos Rio-2016", afirmou o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman.

Mais uma vez, a natação foi a modalidade que mais contribuiu para o rendimento do Brasil. No total, foram 24 medalhas, dez de ouro, oito de prata e seis de bronze, com destaque para as performances de Cesar Cielo e Thiago Pereira, agora o maior campeão pan-americano do País, com 12 títulos.

O recorde do nadador do Corinthians veio apenas no último dia de competições da natação, em que ele conquistou seu 11º ouro, com a vitória nos 200m costas e superou o mesa-tenista Hugo Hoyama, agora segundo colocado com dez títulos. Da sala de entrevistas, Thiago viu a equipe do Brasil vencer o revezamento 4x100m medley, prova em que ele nadou a eliminatória, e acrescentar mais uma conquista à sua lista.

O atletismo, apesar da decepção da prata da campeã mundial Fabiana Murer, contribuiu com dez ouros, seis pratas e sete bronzes, contando com os primeiros lugares nos 100m (Rosângela Santos) e 200m rasos (Ana Cláudia Lemos da Silva) feminino, a maratona e o revezamento 4x100m nos dois gêneros e o tricampeonato da campeã olímpica Maurren Maggi no salto em distância.

O judô foi outra modalidade que deixou Guadalajara com um novo recorde. Com o bom desempenho da equipe masculina, o rendimento foi o melhor da história do Pan, com seis medalhas de ouro e uma de prata. Antes, Indianápolis-1987 e Santo Domingo-2003 eram as edições com melhor desempenho do País, com cinco ouros. O judô feminino, em compensação, decepcionou. Foram seis medalhas, sem nenhum ouro: duas pratas e quatro bronzes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário