GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

PROBLEMA SÉRIO DE SAÚDE

Bruce Willis é diagnosticado com demência frontotemporal



Bruce Willis foi diagnosticado com demência frontotemporal (FTD), anunciou sua família nesta quinta-feira (16).

O ator de 67 anos foi diagnosticado em março de 2022 com afasia, uma condição que afeta o cérebro que causa dificuldade na linguagem e na fala, levando-o a se aposentar da atuação.

A declaração sobre a progressão de sua condição foi assinada por sua atual esposa, Emma Heming Willis, e sua ex-esposa Demi Moore, bem como seus filhos Rumer, Scout, Tallulah, Mabel e Evelyn.

“Desde que anunciamos o diagnóstico de afasia de Bruce na primavera de 2022, a condição de Bruce progrediu e agora temos um diagnóstico mais específico: demência frontotemporal (conhecida como FTD).

“Infelizmente, os problemas de comunicação são apenas um sintoma da doença que Bruce enfrenta. Embora isso seja doloroso, é um alívio finalmente ter um diagnóstico claro.”

O NHS disse que o FTD causa mudanças na personalidade, comportamento, linguagem e movimento, devido às áreas do cérebro que afeta, a frente e os lados do cérebro.

Tal como acontece com outras formas de demência, o início da doença é lento no início, mas gradualmente piora.

Willis recebeu “uma manifestação de amor e compaixão” nos últimos dez meses, desde que sua família revelou seu diagnóstico de afasia. “Sua generosidade de espírito foi impressionante e estamos tremendamente gratos por isso”, disse o comunicado.

A família espera que, ao divulgar a condição de Willis, chame a atenção do público para a FTD, para a qual atualmente não há tratamentos.

“À medida que a condição de Bruce avança, esperamos que toda a atenção da mídia possa se concentrar em lançar uma luz sobre esta doença que precisa de muito mais conscientização e pesquisa”.

A família esperava que a compreensão e o respeito demonstrados pelo público “nos permitissem ajudar Bruce a viver uma vida tão plena quanto possível”.

Willis chamou a atenção nacional ao lado de Cybill Shepherd no sucesso de TV dos anos 1980, Moonlighting.

 Seu primeiro grande papel no cinema foi como John McClane no grande sucesso Die Hard em 1988. Ele passou a estrelar Pulp Fiction, 12 Monkeys e The Sixth Sense.

Ao longo de quatro décadas, ele atuou em mais de 100 filmes, que arrecadaram mais de US$ 5 bilhões (£ 3,8 bilhões) de bilheteria em todo o mundo.

 O que é demência frontotemporal

O NHS diz que a FTD afeta principalmente pessoas com menos de 65 anos, embora as pessoas mais velhas também sofram com isso.

Causa alterações na personalidade, comportamento, linguagem, memória e movimento, devido às áreas do cérebro que afeta (os lóbulos frontal e temporal).

Há também efeitos físicos, como lentidão de movimentos, perda do controle da bexiga e do intestino e fraqueza muscular.

Tal como acontece com outras formas de demência, a condição degenera lentamente no início, mas depois piora gradualmente ao longo dos anos.

Não existe um teste único para demência: os médicos avaliam os sintomas, realizam testes de habilidades mentais, exames de sangue, exames cerebrais ou punções lombares.

Atualmente não há cura para FTD, mas tratamentos como medicamentos, terapias e atividades de memória podem ajudar a controlar alguns dos sintomas.

O tempo médio de sobrevivência após o início dos sintomas é entre oito e 10 anos.

De Gazeta Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário