GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 17 de março de 2022

CASO TAMARINEIRA

Julgamento do Caso Tamarineira é interrompido nesta quarta-feira e sessão ganhará terceiro dia

Segundo dia do julgamento começou às 9h e foi encerrado pouco depois das 18h, na Ilha de Joana Bezerra (Foto: Arthur Souza/DP)


Iniciado às 9h desta quarta-feira, o segundo dia do julgamento do Caso Tamarineira, que tem como réu João Victor Oliveira, foi encerrado sem conclusão, e a sessão entrará em seu terceiro dia amanhã (17), a partir das 9h. A previsão é de que aconteça um interrogatório com o acusado, e debates entre as partes de acusação e defesa logo na sequência.

No Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, situado na Ilha de Joana Bezerra, dois médicos psiquiatras forenses foram ouvidos entre as testemunhas ao longo desse segundo dia, sob ordem da juíza Fernanda Moura de Carvalho, a fim de validar ou não a condição de doente mental no acusado. Pelo período da manhã, quem esteve presente foi Antônio José Eça, enquanto à tarde, o posicionamento ouvido foi o de Hewdy Lobo.
O primeiro profissional da área de medicina forense, que atuou como perito assistente técnico do caso, pregou a internação de João Victor como forma justa de encerrar o caso, alegando que o seu retorno ao sistema prisional servirá, caso executado, como “vingança”, não solucionando a condição que defendeu de dependência de substâncias químicas.

Já o segundo, Hewdy Lobo, que também participou da autoria do parecer técnico psiquiátrico e psicológico preliminar do acidente, defendeu, em uma série de respostas durante o longo da tarde, a tese de que o réu do caso possui doenças de ordem psicológicas, tais como dependência de drogas,  transtornos de depressão e ansiedade, estresse pós-traumático, déficit de atenção e hiperatividade.

Com o início da noite, ainda antes das 19h, a juíza Fernanda Moura de Carvalho, questionou os presentes a respeito da continuidade da sessão com o interrogatório do acusado, adiando apenas a parte dos debates entre as partes (acusação e defesa) para amanhã, e sugeriu também a opção de que esses dois momentos ficassem para quinta-feira. A maioria decidiu pela segunda opção.

Onde assistir

O terceiro dia de julgamento do Caso Tamarineira poderá ser acompanhado, a partir das 9h desta quinta-feira, de maneira ao vivo através do canal no Youtube da TV do  Tribunal de Justiça de Pernambuco. Confira aqui:https://www.youtube.com/c/SessõesTJPE
 
Relembre o fato

João Victor foi o responsável por uma colisão de trânsito que provocou três mortes no bairro da Tamarineira, no dia 26 de novembro de 2017, e pode ser condenado a mais de 20 anos de prisão. O réu cortou o sinal vermelho do cruzamento entre a Avenida Rosa e Silva e a Rua Cônego Barata quando dirigia um Ford Fusion a 107 km/h (num trecho com máxima permitida de 60km/h), e carregava no sangue o triplo do volume de álcool permitido por lei. 

Trafegando no Toyota Rav-4 que foi atingido em cheio pelo carro do réu numa batida em “T” (quando um veículo se choca com sua parte frontal contra a lateral de outro), a funcionária pública Maria Emília Guimarães da Mota Silveira, de 39 anos, seu filho Miguel Arruda da Motta Silveira Neto, de 3, e a babá Roseane Maria de Brito Souza, de 23, que estava grávida, morreram. 

Pai de Miguel Filho e esposo de Maria Emília, o advogado Miguel da Motta Silveira sobreviveu ao desastre com ferimentos graves, assim como Marcela Guimarães da Motta Silveira, filha do casal. Ambos ainda se recuperam de sequelas físicas e psicológicas. O julgamento está sendo realizado pela 1ª Vara do Tribunal do Júri da Capital, sob o comando da juíza Fernanda Moura de Carvalho. 

Por: Ana Beatriz Venceslau

 Por: Luís Antonio Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário