GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

MUITA CHUVA

Fortes chuvas voltam a causar transtornos na RMR, nesta quinta-feira (9)

Foto: Rafael Vieira/DP

Um forte temporal atingiu a Região Metropolitana do Recife (RMR) no início da tarde desta quinta-feira (9). Ruas alagadas, árvores caídas, túneis interditados e muito engarrafamento foram alguns dos transtornos registrados que afetaram o decorrer do dia da população. Trovões e relâmpagos também marcaram presença durante a chuva. 

Com o período de chuvas iniciando, moradores precisam enfrentar diversos desafios para sair de casa. Na Avenida Domingos Ferreira, uma árvore veio abaixo e bloqueou parte da estrada, obrigando os motoristas a utilizar apenas uma faixa. Outros pontos da cidade precisaram ser interditados, é o caso do túnel Tancredo Neves, em Boa Viagem, devido ao acúmulo de água. Apesar dos registros, não houveram vítimas.

A chuva voltou a cair no Estado três dias após o temporal que deixou pelo menos uma vítima. Israel Campelo dos Santos, 19, morreu após uma barreira deslizar e atingir a casa onde ele morava com a família. No momento do acidente, Israel estava dormindo e não conseguiu sair do local. Outras cinco pessoas sofreram ferimentos. 

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a RMR registrou 96,51mm chuvas, sendo 50mm num período de uma hora. Esta foi a segunda chuva em menos de uma semana que atingiu mais de 200mm no total. A agência explicou que essas chuvas são causadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente, e ao entrar em contato com o Recife, que é considerado uma ilha de calor, há um favorecimento para a intensificação das nuvens, consequentemente de chuvas. Além disso, o oceano está com uma temperatura acima do normal, favorecendo uma maior evaporação e intensificação dos sistemas meteorológicos que se aproximam da costa.

A Apac reforçou o estado de observação, contudo a tendência é que a intensidade da chuva vá diminuindo ao longo da noite. A previsão é de chuva fraca na RMR e podendo ter intensidade fraca a moderada no Agreste. Para amanhã, é esperado chuva nas primeiras horas da manhã.

A Defesa Civil recebeu 200 chamados, sem gravidade. Dentre as solicitações estavam pedidos de vistorias e lonas. A Defesa Civil orienta que a população deve seguir as recomendações para que os moradores de áreas de risco fiquem atentos às chuvas e se abriguem em locais seguros. A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h.

Equipes formadas por 150 agentes e 165 orientadores de trânsito da CTTU trabalham em áreas que foram afetadas pelas chuvas. Além disso, equipes técnicas trabalham com o intuito de realizar os ajustes necessários na rede semafórica da cidade. Entre as 12h e 17h da quinta-feira (9) não foram registrados sinistros de trânsito com vítimas. No período, a CTTU registrou ocorrências em 15 semáforos, que já estão em atendimento. O atendimento da CTTU funciona 24h por dia, também realizando o trabalho de monitoramento de vias e identificando pontos críticos através de 162 câmeras de videomonitoramento.

Por: Dayane Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário