GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

SANTA CRUZ - DUPLA ENTROSADA

Volta de Jefferson Feijão potencializa futebol do Santa Cruz e fortalece fase de Lucas Silva

Feijão e Lucas Silva têm formado uma dupla entrosada no Santa Cruz (Foto: Evelyn Victoria/SCFC)


Lateral direito se lesionou na estreia da Copa do Nordeste com o Vitória e está há cinco jogos desfalcando o Tricolor; volta ajuda Lucas Silva


Desde que a temporada 2023 começou para o Santa Cruz, nenhum outro setor tem apresentado tantos problemas para o técnico Ranielle Ribeiro quanto as laterais, graças às lesões que vem acometendo seus atletas. O cenário, porém, tende a melhorar na próxima semana, sobretudo para o lado direito. Fora de atividade desde o último dia 21, na estreia da Copa do Nordeste contra o Vitória, Jefferson Feijão voltará a campo nesta terça, contra o Atlético-BA, no Arruda. Retorno que significa um grande salto de qualidade no time.


Melhoria que pode ser explicada em números. O experiente atleta de 36 anos tem sido um dos principais articuladores da equipe nos jogos em que esteve em campo. A reportagem se debruçou sobre os dados dos jogos em que Feijão participou no Campeonato Pernambucano, fornecidos pelo portal Footstats, desconsiderando a partida com o Vitória, uma vez que sofreu a lesão ainda durante o primeiro tempo.

Somando os jogos contra Afogados, Náutico e Porto, Jefferson Feijão só não foi mais participativo que o volante Arthur, principal responsável por iniciar as jogadas do Santa Cruz. O lateral chegou a realizar 16% dos passes da equipe coral contra o Afogados e 14,4% com o Náutico, e teve uma queda de rendimento contra o Porto para 11,3%, sendo o 4º atleta que mais participou.

O alto nível de participação do lateral no time fica em evidência quando se observa o mapa de calor da equipe nesses três jogos, com o lado direito mais atuante que o esquerdo.

‘Catalisador’ para Lucas Silva

Mas dentro os benefícios de ter um atleta mais experiente no time, referência para os jovens atletas e forte na marcação, o principal ponto positivo é a reedição da dupla com o ponta direito Lucas Silva. Quando esteve em campo, Feijão atuou como uma espécie de ‘catalisador’ para Lucas no ataque, sendo atuante na articulação de jogadas no setor. Ponto que não se repetiu com a mesma intensidade quando Tharlles e Jadson assumiram a vaga.

No jogo com o Afogados, inclusive, a dupla trocou passes 27 vezes, sendo a que mais demonstrou entrosamento. Também fora de campo, Jefferson Feijão tem atuado como uma referência para o jovem Lucas Silva, uma vez que os dois têm uma afinidade de personalidade mais leve e descontraída.

“A perspectiva de melhora existe, primeiro, por ter a volta do Feijão. Infelizmente, hoje a gente fica improvisando e (contra o Fluminense-PI) era muito arriscado colocá-lo, devido ao pouco tempo de transição após a lesão”, destacou Ranielle, antes de projetar. “Já começa a dar formação da colocação de dois laterais que façam o processo funcionar”, deseja o treinador.

Participação de Jefferson Feijão no Santa Cruz (Pernambucano)

Santa Cruz x Afogados
382 passes do time
2º maior participante com 15,9%
(55 certos | 6 errados)

Santa Cruz x Náutico
368 passes do time
2º maior participante com 14,4%
(52 certos | 1 errado)

Porto x Santa Cruz
379 passes do time
4º maior participante com 11,3%
(38 certos | 5 errados)

Interações com Lucas Silva

Santa Cruz x Afogados
Feijão → Lucas Silva 18 passes
Lucas Silva → Feijão 9 passes

Santa Cruz x Náutico
Feijão → Lucas Silva 7 passes
Lucas Silva → Feijão 5 passes

Porto x Santa Cruz
Feijão → Lucas Silva 10 passes
Lucas Silva → Feijão 3 passes

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário