GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 28 de fevereiro de 2016

PERNAMBUCANO 2016 - CONSOLIDANDO A TEMPORADA

"Bombeiros" em 2015, técnicos de Náutico e Sport buscam consolidar início de temporada

Técnicos têm tido bom aproveitamento desde que chegaram a Náutico e Sport, em setembro de 2015

Dal Pozzo e Falcão recuperaram times que vinham em má fase; em 2016, querem a segunda vitória em clássico no ano para reafirmar ascendência de suas equipes


O mês de setembro de 2015 marcou o início de uma curva ascendente nas campanhas de Náutico e Sport no Campeonato Brasileiro. Vindo de uma sequência negativa, o Timbu havia chegado à sua pior colocação em toda a Série B, o oitavo lugar, e procurava novo combustível após a demissão do técnico Lisca. O Leão, por sua vez, tentava se recuperar da má fase que lhe rendeu 10 tropeços consecutivos e um ruído interno que causara a saída de Eduardo Baptista. Foi aí que entraram em cena dois treinadores catarinenses com perfis distintos: Gilmar Dal Pozzo e Paulo Roberto Falcão.
Contratados na mesma época, os técnicos deram nova vida aos clubes rivais deste domingo. O sério Dal Pozzo conquistou uma sequência de resultados positivos (alguns até improváveis) que deixou o Náutico a dois pontos do G4. Um dos grandes trunfos do comandante alvirrubro foi conquistar uma noção de unidade no grupo. Sempre elogiando a entrega dos atletas, o ex-goleiro fez da defesa do time uma barreira difícil de transpor e arrumou o meio campo, setor mais problemático.
Já Falcão tirou o Rubro-negro da incômoda 11ª posição (depois de até liderar a competição) e terminou o Nacional em sexto lugar, com direito a vitórias incostestáveis sobre Corinthians, Atlético-MG e Palmeiras. Aproveitando-se de uma equipe bem montada desde a época de Eduardo Baptista, o ex-volante da seleção fez seu time não apenas reencontrar a motivação de jogar, como encerrar o ano com sólidas atuações.

Mesmo que os objetivos dos dois treinadores - acesso à Série A e vaga na Copa Libertadores, respectivamente - tenham escapado por detalhe, as boas campanhas de recuperação renderam aos comandantes a confiança e consequente renovação de contrato para 2016.
Vida nova
Começou o novo ano e, com ele, as cobranças pela solidificação dos resultados. Vitórias em clássico e, claro, títulos. Os técnicos clamaram pela continuidade de seus elencos. Nesse sentido, tiveram o pedido parcialmente atendido e mantiveram uma base.
Ainda que peças importantes tenham deixado os clubes, Dal Pozzo e Falcão iniciaram esta temporada de maneira melhor do que quando entraram em 2015 - e projetando crescimento técnico e títulos. Que tem vindo a duras penas, é verdade. Se o Timbu vem tendo um início de ano irretocável (jogando menos jogos), o Sport alterna sucessos e tropeços. No clássico deste domingo, a chance de consolidação para um dos lados.

Gilmar Dal Pozzo
2015
8
 vitórias
3 empates
3 derrotas
64,2% de aproveitamento
2016
vitórias
100% de aproveitamento
Paulo Roberto Falcão
2015
7
 vitórias
empates
4 derrotas
58,7% de aproveitamento
2016
4 vitórias
1 empate
2 derrotas
61,9% de aproveitamento  


Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário