GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

CALOR DA GOTA SERENA

Recife alcança pico de temperatura em janeiro próximo a recorde histórico

CalorFoto: Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco


Máxima é um grau mais alta que a registrada no mesmo mês do ano passado

Com 34º C de pico registrados no último 15 de janeiro, o Recife alcançou uma temperatura máxima um grau mais alta que a registrada no mesmo mês do ano passado, de 33º C. Segundo o meteorologista da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) Roberto Pereira, não há fenômeno específico que explique o aumento da temperatura. “Temperaturas com esse valor ocorrem geralmente no verão na cidade”, explica.

O valor é bem próximo do recorde histórico da cidade, de 35,1º C, em março de 1988, e do mais alto de um mês de janeiro: 34,7ºC em janeiro de 2005. A Apac considera os índices registrados entre 1981 e 2010. No recorte da temperatura média, janeiro de 2020 também está mais quente em relação ao mesmo mês de 2019. A oscilação, aponta Roberto, foi de meio grau: o mês teve tempratura média de 30,1º C ano passado para 30,6º C este ano. A média histórica do mês é de 30,6º C.

Temperaturas altas próximas do pico de 15 de janeiro foram anotadas em mais três ocasiões: 33,3  ºC nessa terça-feira (28) e 33,4º C em 21 e 26 de janeiro. "Este ano as temperaturas estão elevadas, mas é comum para a época. A sensação térmica ainda pode ser afetada com fatores como falta de arborização, prédios e asfalto", acrescenta Roberto Pereira.
Em relação ao esperado para os próximos meses, o meteorologista ressalta que os termômetros devem continuar com temperaturas altas. "Até março estamos no verão, época de temperaturas elevadas. Mesmo com ocorrência de nebulosidades e chuvas, a temperatura permanecerá alta", afirma.


Por: Fabio Nóbrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário