GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 12 de maio de 2021

CHEGARAM A UM ACORDO

Após solicitações de Sport e Náutico, final do Pernambucano terá arbitragem FIFA; clubes e FPF ainda trabalham por árbitro de vídeo

Nesta segunda-feira, Anderson Daronco, árbitro FIFA, apitou a semi (Foto: Paulo Paiva/DP Foto)



Segundo Evandro Carvalho, a FPF protocolou o uso do VAR com a CBF


Às vésperas do primeiro embate da decisão do Campeonato Pernambucano 2021, alguns 'mistérios' quanto à realização da partida ainda não foram desvendados. Além da falta de data, horário e local de jogo, resta saber se haverá, nos confrontos de ida e volta, a atuação do VAR. Por outro lado, entre as ‘soluções’ da final, ficou definido, em reunião realizada na sede da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) nesta terça-feira (11), que os clássicos terão arbitragem da FIFA.

Em contato com o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, a reportagem do Esportes DP apurou que, embora clubes e federação trabalhem pela tecnologia na decisão, alguns fatores dificultam a atuação do árbitro de vídeo.

Sem entrar no mérito das questões técnicas que inviabilizaram a utilização da tecnologia de vídeo na semifinal entre Náutico e Santa Cruz, no último domingo (9), o mandatário da FPF afirmou que problemas de logísticas dificultam a realização da decisão do Pernambucano com o resguardo do árbitro de vídeo. “O VAR não está garantido. Afinal, é uma operação privada onde é preciso que a federação formalize protocolo, contrato, etc. Nós tentamos trazê-lo para a semifinal, mas não foi possível. Agora, estamos atrás para a decisão, porém não podemos confirmar”, disse.

Ao ser questionado pela reportagem no tocante às ‘dificuldades’ de resguardar a decisão com a tecnologia do árbitro de vídeo, Evandro Carvalho deixou claro que parte de fatores de logística. “Primeiro, a CBF não tem o VAR. Ele é uma operação privada, de uma empresa credenciada. Diga-se de passagem, que é a única no país - embora haja uma outra no processo de credenciamento. E a operação não está em plena atividade, porque o VAR brasileiro foi projetado para atuar no Brasileirão, com algumas exceções de alguns jogos, como o jogo entre Náutico e Santa Cruz que fizemos em Pernambuco”, concluiu

DECISÃO COM PÚBLICO

A FPF adquiriu a tecnologia do Covid Passport, que vem sendo utilizada em alguns países europeus para garantir presença de público em eventos esportivos, corporativos, etc. A princípio, o intuito do passaporte era de levar parcialmente público ao Superclássico das Américas, que estava marcado para março na Arena de Pernambuco. Com o cancelamento da partida, restaram os jogos do Campeonato Pernambucano.

Apesar disso, o presidente da Federação Pernambucana de Futebol deixou claro que, tendo em vista a situação da vacinação no estado, as possibilidades de público beiram o nulo. “Para ter público, depende de diversos indicativos. Desde o avanço da vacinação até a situação da pandemia em Pernambuco. Por enquanto, os índices não são animadores, embora tenhamos a tecnologia do passaporte”, disse.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário