GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 11 de julho de 2021

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

De saída, Marco Aurélio Mello defende enxugamento do STF

Ministro do STF Marco Aurélio Mello | Foto: Nelson Jr./SCO/STF


Ministro também afirmou que o Supremo precisa julgar 'com humildade e com os pés no chão'

O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Marco Aurélio Mello, defendeu uma reforma processual que reduza a competência criminal da Corte. A declaração foi dada ao podcast “Supremo na Semana”, do STF, pouco antes de sua aposentadoria, que ocorrerá na segunda-feira 12.

“É preciso que a atribuição, a competência do Supremo, seja enxugada. Por que a Suprema Corte [dos Estados Unidos], por exemplo, julga por ano, são nove integrantes, 100 processos e aqui nós julgamos milhares de processos? Isso gera uma angústia muito grande para o julgador, que é a conciliação da celeridade com o conteúdo”, afirmou.

O ministro também disse que o Supremo precisa julgar “com humildade e com os pés no chão”, respeitando a “pedreira” da magistratura, em menção aos juízes de primeira instância, e os ritos processuais.

“Quem nos garante que a decisão mais consentânea com a ordem jurídica seja sempre do Supremo? Eu, por exemplo, confio muito na pedreira da magistratura que está na primeira instância, no juiz de primeira instância, mesmo porque ele ouve as testemunhas, ele tem contato com os elementos probatórios que são coligidos no processo”, defendeu.

Afonso Marangoni

Um comentário:

  1. Foi a mesma coisa que dizer: " agora que eu já ganhei o meu, vamos parar de fazer merda ".

    ResponderExcluir