GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

BRASIL OTIMISTA

PIB deve ser maior em 2020

Percentagem Foto: Reprodução
Analistas esperam alta acima de 2%, o dobro do resultado de 2019. Mas cenário externo é risco.
O ano de 2019 começou com otimismo, com a esperança de aprovação rápida de reformas, principalmente da Previdência. Esperava-se que o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse 2,6%. Ao longo do ano, o pessimismo se instalou, e as previsões caíram para 0,81%, com a tragédia de Brumadinho, a guerra comercial entre Estados Unidos e China e a crise argentina. Ao fim, a liberação do FGTS e a melhora ainda que tímida do mercado de trabalho elevaram as projeções para 1,2%.
Em 2019: Quinze números que marcaram a economia
Para este ano, se nas projeções dos analistas tudo parece igual ao início de 2019, com perspectiva de crescimento acima de 2%, os fundamentos econômicos são distintos. Analistas são unânimes: a recuperação ficou mais sólida.
Lucas Vilela, economista do Credit Suisse, alerta porém que poderá haver revisões nas estimativas de crescimento se houver desaceleração da economia global:
Em quatro anos: Balança comercial fecha o ano com menor saldo desde 2015
- Em 2019, as incertezas se concentraram no país, com a tramitação da reforma da Previdência. Para 2020, a agenda do Congresso segue relevante, mas o cenário externo pesará mais. Se a desaceleração global for maior do que se espera, o impacto pode ser expressivo.
O aquecimento mais intenso da economia no segundo semestre de 2019 pode ajudar o resultado da economia este ano. Analistas ressaltam que o Brasil poderá crescer pelo menos 1% em 2020 só por causa do chamado “carregamento estatístico” de um último trimestre mais aquecido.
Mesmo se a variação da economia for zero em 2020, o PIB deve crescer 1%, graças ao efeito estatístico propiciado por um fim de 2019 melhor.
Reflexo: Queda das exportações para Argentina freia retomada da indústria no Brasil
- Estamos entrando em 2020 com uma taxa de juros muito mais baixa do que era no ano passado e com rentabilidade das empresas muito boa, favorecendo os investimentos - diz Francisco Pires, economista da UFRJ.

O Globo Pedro Capetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário