GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sábado, 4 de janeiro de 2020

FESTA DO PADROEIRO

Festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de Itapissuma, começa neste domingo

Buscada da imagem de São Gonçalo do Amarante, padroeiro de ItapissumaFoto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco


O evento ocorre entre os dias cinco e 19 de janeiro e conta com as famosas levada e buscada da imagem do padroeiro, além de missas e apresentações musicais.

Os preparativos para a festa de São Gonçalo do Amarante, padroeiro do município de Itapissuma, no Litoral Norte de Pernambuco, estão a todo vapor. O evento, que começa no próximo domingo (5) e ocorre até o próximo 19, engloba atividades como as tradicionais levada e buscada da imagem do padroeiro, missas, recitações do Terço Mariano e apresentações musicais.
Para dar início à festa, uma missa será celebrada neste domingo, na Matriz de Itapissuma, a partir das 7h. Duas horas depois, às 9h, a levada será realizada em uma procissão terrestre, saindo da Matriz até a capela de Paulo Apóstolo, na Estrada Forte Orange, em Itamaracá.
A programação da festa também conta com uma ação social solidária no dia 10, que contempla a comunidade carente no entorno da Matriz com distribuição de brinquedos e cestas básicas, além momentos de oração, brincadeira e lanche para a criançada.
Além da levada terrestre, no domingo (12), uma buscada fluvial parte da capela São Paulo Apóstolo, na Estrada do Forte Orange, até o píer de Itapissuma através do Canal de Santa Cruz. Após a chegada a imagem, fiéis seguem em procissão com a imagem até a frente da Matriz paroquial de São Gonçalo do Amarante, onde será celebrada missa às 18h. O grupo Evangelizashow se apresenta após o encerramento da celebração eucarística.
O Padre Ivan Maciel, pároco da Matriz de Itapissuma, realiza a festa há sete anos. “É uma festa de fé, que proporciona o reencontro e a comunhão entre famílias. É o momento do amor a Deus, que reúne pessoas de várias regiões, principalmente na buscada, durante travessia pelo Canal Santa Cruz. É um momento muito importante no campo da fé, cultura e tradição”, conta. 
No domingo (19), o encerramento da festa conta com duas missas na Matriz de Itapissuma, às 7h e às 16h - essa última será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Às 17h, os fiéis saem em procissão da própria matriz e podem aproveitar um show da banda Evangelizashos às 19h. Lia de Itamaracá também faz parte da festa com apresentação às 23h. Encerrando toda a programação, haverá show pirotécnico à meia-noite.
São Gonçalo de Amarante
Comemorada principalmente pelos católicos, a data surgiu em homenagem à figura do santo protetor dos ossos e padroeiro das pessoas que buscam um bom casamento: São Gonçalo do Amarante. Sua fama vem de uma tradição portuguesa que diz que mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz.
Segundo o padre Ivan Maciel, o culto em Itapissuma começou quando uma imagem foi encontrada na praia. "Os pescadores da vila, por diversas vezes, levavam a imagem para a capela mais próxima do lugar e, segundo a tradição, duas a três vezes, a imagem foi encontrada de volta ao local, diante do mar. Então, os devotos reuniram-se e ergueram uma igreja sob sua invocação”, explicou.
Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal. Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio. Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.
São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações. O santo foi sepultado nesse mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.

Por: Portal FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário