GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 23 de abril de 2023

LULA DESMORALIZADO EM PORTUGAL

Portugal veta fala de Lula no parlamento durante o 25 de Abril

Plenário da Assembleia da República Portuguesa, em Lisboa - Foto: reprodução das redes sociais.

Partido social-democrata, PSD liderou resistência à fala de Lula

 

A Assembleia da República Portuguesa vetou a possibilidade de o presidente Lula discursar na sessão solene em homenagem à Revolução dos Cravos, que os portugueses celebram nesta segunda-feira (25).

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Gomes Cravinho, chegou a anunciar a participação do brasileiro na sessão solene de 25 de abril, mas houve vetos de agremiações como o Partido Social Democrata (PSD), o maior da oposição, e a Iniciativa Liberal (IL).

O PSD, que alterna o poder com o Partido Socialista (PS), decidiu não aceitar que o presidente brasileiro discursasse na Assembleia da República durante a sessão solene comemorativa, e o líder da IL declarou que os deputados deixariam o plenário, caso se isso ocorresse.

Parlamentares de direita chegaram a fazer discursos e a divulgar notas protestando contra a visita de Lula a Portugal, afirmando que “lugar de ladrão é na prisão”. Foi o caso do partido Chega, que convocou para esta segunda-feira o ato contra a visita do brasiuleiro.

O partido Chega divulgou um cartaz  a frase “Lugar de ladrão é na prisão”, fazendo referência à condenação do petista por corrupção e lavagem de sinheiro. O ato será realizado em frente à Assembleia da República.

O veto ao discurso de Lula foi decidido em reunião com líderes dos partidos. Por gestões do PS, que atualmente chefia o governo português, ficou acertado que Lula será recebido apenas em uma sessão de boas-vindas, durante sua visita oficial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário