GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 15 de outubro de 2020

VACINAÇÃO

Postos do Recife se preparam para Dia D de Multivacinação e imunização contra poliomielite

Cerca de três mil crianças de um a cinco anos foram vacinadas na Cidade; meta é imunizar pelo menos 76 mil


Para mobilizar a multivacinação de crianças e adolescentes, dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e ultivacinação, mais de 140 unidades de saúde no Recife participam do Dia D no próximo sábado (17). A iniciativa pretende atualizar a situação vacinal da população e proteger contra a poliomielite crianças de 1 ano a menos de 5 anos.

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) recebeu mais de 80 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) para imunizar as crianças que são público-alvo da campanha contra a pólio, que começou no dia 5 de outubro e segue até o próximo dia 31. A meta é vacinar pelo menos 95% das mais de 80 mil crianças de 1 ano a menores de 5 anos moradoras da Capital. Até o momento, cerca de três mil crianças receberam a vacina.

Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacina tem a intenção de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos e, portanto, não tem meta.

A reportagem da Folha de Pernambuco visitou unidades de saúde do Recife, na manhã desta quinta-feira (15), para verificar a procura pela vacinação. A movimentação era tímida na unidade da Upinha Nossa Senhora do Pilar, que fica na comunidade de mesmo nome, no Bairro do Recife, área central do Recife. 

Profissional da Upinha, a enfermeira Dovany Rodrigues explicou que apesar de a procura estar baixa, os agentes de saúde fazem ações porta a porta na região para conseguir imunizar a população. “Passamos nas casas tanto na comunidade do Pilar como em Santo Amaro. A gente pede para o pessoal vir na unidade fazer a vacina. Estamos também na campanha de multivacinação, que serve para atualizar o cartão de vacinação. Estamos sempre indo na casa das pessoas para alertar sobre a importância da vacinação. Aos poucos as pessoas estão vindo”, disse. 

Na Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, a movimentação em busca da vacinação era grande. A doméstica Cosma Maria, 38, levou os dois filhos, Nelson, de 6 meses e Lucas, de 8 anos, para tomar a vacina. "Iria vir no fim mês, mas resolvi vir logo. É muito importante [a vacinação] às crianças por conta da saúde delas”, afirma. 

Quem também resolveu aderir à campanha foi a aposentada Maria Cristina, 46, que levou as netas Kayllene, 7, e Marycleide, 4. “Eu vi hoje de manhã na mídia e resolvi trazê-las para atualizar as vacinas. Já tinha tempo que queria vir, mas por conta da pandemia não trouxe antes”, conta. 

Para a enfermeira-chefe da Lessa de Andrade, Bete Rocha, a campanha tem se mostrado eficiente e tem bastante procura, disse ela, em referência à unidade. “Independente de campanha sempre tem muita gente, o pessoal tá vindo”, disse. 

Além dessas duas campanhas, no Dia D, que será realizado neste sábado (17), a Sesau também vai vacinar pessoas de 20 a 49 anos contra sarampo. O Programa de Imunização (PNI) da cidade aplicou apenas 25.601 doses da vacina em adultos nessa faixa etária. A campanha também segue até 31 de outubro. Além do sarampo, a vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola.

Por Rodrigo Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário