GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 23 de abril de 2021

VACINAÇÃO EM PERNAMBUCO

Vacinação contra Covid-19 de grupos com comorbidades deve ser iniciada em Maio



Grupos prioritários devem avançar, por mais que vagarosamente, dentro dos cenários de imunização contra a Covid-19 em Pernambuco. Em coletiva nesta quinta-feira (22), o secretário estadual de Saúde, André Longo, informou que até o fim de maio deve ser completado o processo de vacinação de pessoas idosas, com idade acima de 60 anos.


Após a imunização deste grupo, o planejamento inclui pessoas com comorbidades como próximos na fila para serem vacinados contra a Covid-19. 

"Pelo que a gente tinha de entregas programadas, tanto da Fiocruz quanto do Butantan, acreditávamos que agora no começo maio era possível terminar o grupo de idosos e já poder iniciar a vacinação das comorbidades", informou Longo. De acordo com o gestor, o fim da imunização de idosos continua sendo previsto para o mês de maio, mas há certeza de que seja ainda na primeira semana. 

 "A data deverá ser em maio, a gente acredita que é em maio, mas a gente não pode cravar que seria na primeira semana de maio, como eu gostaria de fazê-lo", comentou. 

Para imunizar pessoas com comorbidades será feita, de acordo com Longo, um escalonamento por idade. "Começaríamos a reduzir e atacar as comorbidades menores de 60 anos cobrindo por faixa etária de forma decrescente", explicou. 

Como serão destacados os grupos com comorbidades ainda está em discussão, de acordo com Longo. "O PNI está destacando dois grupos para serem vacinados no primeiro momento, que são os portadores de Síndrome de Down e pessoas nefropatas em tratamento por diálise. O comitê técnico estadual está trabalhando também outros grupos que deverão ser priorizados", explicou. De acordo com o gestor, a definição de critérios de caracterização das comorbidades será dada após uma reunião com secretários municipais de saúde e comitês técnicos. A decisão será compartilhada com a população no decorrer da próxima semana, de acordo com o gestor. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário