GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

CRISE NA VENEZUELA

Venezuela é pauta no encontro entre Bolsonaro com secretário dos EUA

Secretário de Estado dos EUA, Mike PompeoFoto: Marcelo Camargo/Agência Brasil


Durante o encontro, medidas de cooperação para tentar solucionar a crise na Venezuela foram discutidas

Em encontro no Palácio do Planalto, o presidente Jair Bolsonaroe o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, discutiram nesta quarta-feira (2) medidas de cooperação para tentar solucionar a crise na Venezuela. O país vizinho enfrenta um cenário de instabilidade política e econômica com a gestão do ditador Nicolás Maduro.
Como consequência, o número de imigrantes venezuelanos por países da América Latina e EUA aumentou. No Brasil, há um fluxo constante de entrada dos estrangeiros pela fronteira com Roraima, o que sobrecarregou os serviços públicos como educação, saúde e segurança no Estado.

Bolsonaro tem posicionamento crítico à gestão de Maduro e já afirmou que não pretende manter relações com o país vizinho. Quando questionado sobre a situação migratória, já deu declarações contraditórias e ainda não deixou claro qual política seu governo adotará em relação aos venezuelanos que chegam no país. 

Bolsonaro teve a manhã do primeiro dia de trabalho como presidente dedicado à agenda internacional. Além de Pompeo, ele recebeu representantes de outros três países: Portugal, Hungria e China. A agenda no Palácio do Planalto começou com as transmissões de cargos dos ministros palacianos: Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).

Na sequência, Bolsonaro recebeu Pompeo ao lado do chanceler Ernesto Araújo.  Estiveram no encontro os ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Heleno. O secretário-geral do Itamaraty, Otávio Brandelli, também participou. 
Pelos americanos, estiveram Mark Green, administrador da Agência para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), William Popp, encarregado de negócios da Embaixada dos EUA em Brasília, Julia Chung, subsecretária geral adjunta para assuntos do Hemisfério Ocidental, e Mauricio Claver-Carone, assessor especial do diretor do Conselho Nacional de Segurança.
Após encontro com Araújo, antes de ir ao Planalto, Pompeo disse que os EUA pretendem "aprofundar a cooperação [com o Brasil] em questões de segurança e trabalhar conjuntamente contra regimes autoritários no mundo". O secretário americano veio ao Brasil para a posse de Bolsonaro, e já embarcou de volta a seu país após os encontros desta quarta-feira. 

Desde o período eleitoral, o presidente elogia Trump e defende uma aproximação entre os dois países. Em novembro, o assessor de segurança da Casa Branca, John Bolton, esteve no Brasil e reuniu-se com Bolsonaro no Rio de Janeiro. No mesmo mês, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente, também foi a Washington e a Nova York, onde se reuniu com empresários e políticos locais. 

Bolsonaro também recebeu nesta quarta o presidente de PortugalMarcelo Rebelo de Sousa, que reforçou a importância de um acordo entre o Mercosul e a União Europeia. "A posição portuguesa é a seguinte: independente das posições de política externa de cada país, o pragmatismo obriga que é útil que além das relações bilaterais também instrumentos de acordos multilaterais, que, mesmo sem conteúdo ideológico, mesmo sem debate doutrinário, possam facilitar as exportações, o comércio, a circulação econômica e financeira. E neste ponto o pragmatismo é importante nas relações entre países", disse.

Ele afirmou ter tratado também de questões migratórias envolvendo os dois países.
Bolsonaro recebeu ainda o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o Vice-Presidente do Parlamento Chinês, Ji Bingxuan. Em rede social, ele agradeceu o apoio do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que compareceu à posse, e do argentino Mauricio Macri.

"Obrigado por suas palavras, presidente. Sem dúvida, Brasil e Argentina vão caminhar juntos em direções diferentes às dos últimos governos. Um grande abraço!", escreveu em espanhol.




Nenhum comentário:

Postar um comentário