GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quarta-feira, 14 de abril de 2021

CLÁSSICO DAS EMOÇÕES COM VAR

De maneira remota, clássico entre Náutico e Santa Cruz pelo Pernambucano terá VAR pela primeira vez

Supercopas de 2020 e 2021 já tiveram recurso remoto (Foto: Joilson Marcone/CBFTV)


Partida será a terceira na história do Estadual com arbitragem de vídeo, além de ser a primeira dos dois clubes com o recurso


Pela terceira vez na história, uma partida do Campeonato Pernambucano contará com o recurso da arbitragem de vídeo. A novidade foi confirmada pela FPF nesta quarta-feira, com o VAR auxiliando na arbitragem do clássico entre Náutico e Santa Cruz, no próximo domingo, no Estádio dos Aflitos. Será a primeira partida dos dois clubes com o recurso, assim como também será o primeiro clássico estadual com o sistema.

Antes desse jogo, o VAR só havia sido aplicado em terras pernambucanas 21 vezes, sendo 20 na Ilha do Retiro e uma no Cornélio de Barros em Salgueiro, entre a final do Pernambucano de 2017 e os jogos do Sport no Campeonato Brasileiro de 2020. Dessa vez, porém, o formato da arbitragem de vídeo será diferente, com operação remota. Ou seja, a equipe do VAR estará no Rio de Janeiro, da mesma forma como ocorreu no último domingo, na final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Palmeiras, em Brasília.

À FPF,  o chefe do departamento de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, aprovou o novo teste que será aplicado a esse novo modelo de uso do VAR no Brasil. “O feedback, o estudo, o treinamento, a forma com que vamos conseguir dar o retorno aos nossos árbitros tem tudo para evoluir. Estarmos todos no mesmo local vai ser fundamental para um crescimento cada vez mais rápido da tecnologia", afirmou.

Esse projeto passa diretamente pelo projeto da CBF para o Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB), criado no fim de março. Dentro desse projeto, se engloba centro de desenvolvimento de novos projetos e aperfeiçoamento, além da estrutura de sala de árbitro de vídeo (VAR) centralizada. A instalação fica no Rio de Janeiro, próximo à sede da Confederação.

Também à FPF, o árbitro Wagner Reway, que foi responsável pelo VAR na partida da Supercopa, garantiu a qualidade do sistema. “Podemos ver que não perdemos nada e não teve nenhuma diferença do que fazemos de forma presencial. Além disso, a comunicação verbal com a arbitragem de campo foi facilitada, o sinal estava mais limpo. As imagens tinham a mesma qualidade e foi como se estivéssemos no próprio estádio, foi exemplar e um excelente trabalho feito pela CBF".

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário