GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

JUNTOS E MISTURADOS

Diga-me com quem andas...

Na caravana pelo Nordeste, o ex-presidente Lula (PT), que chegou, ontem, ao Recife, não tem poupado o Governo Temer nem tampouco aliados, como a ex-presidente Dilma. No sábado passado, em Feira de Santana, Bahia, disse que se o PT eleger o próximo presidente da República fará melhor, porque agora saberá em quem confiar.  Mas no dia seguinte se abraçou, sem o menor constrangimento, ao senador Renan Calheiros, em Alagoas.
Só para refrescara memória: Renan responde a 12 apurações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF). São 11 inquéritos abertos e um dependente de um despacho do ministro Dias Toffoli para ser iniciado. Renan só não é réu em ação penal porque o STF, há mais de três anos e meio, até hoje não julga o recebimento de uma denúncia oferecida pelo então procurador-geral da República Roberto Gurgel em janeiro de 2013.
Na Lava-Jato, quatro colaboradores da operação acusaram o parlamentar de receber cerca de R$ 90 milhões em propinas. Renan tem dito que “jamais recebeu vantagens de qualquer pessoa”. Segundo sua assessoria, ele tem reafirmado que “delações não confirmadas deveriam servir para agravar a pena dos autores e não livrá-los da cadeia”. Em 2007, o senador passou por um dos maiores abalos em sua carreira. Foi acusado pela jornalista Mônica Veloso, mãe de sua filha, que pagava a pensão alimentícia com dinheiro de um lobista da empreiteira Mendes Júnior.
No Conselho de Ética, os relatores apontaram que Renan fez emenda em benefício de obra tocada pela construtora. O senador apresentou documentos de venda de gado para comprovar que tinha patrimônio para bancar as despesas pessoais por conta própria. Mas a Procuradoria-Geral da República o denunciou por falsificação ao entender que as guias de trânsito animal (GTA) eram forjadas. Além disso, haveria desvio de dinheiro de sua verba de gabinete. Para fontes que acompanham o caso, ao menos um dos crimes já prescreveu. O caso está parado. O STF ainda não julgou o recebimento da denúncia.
Na Operação Zelotes, relatório da Polícia Federal e da Receita aponta que ele, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) e o ex-senador Gim Argello (ex-PTB-DF) teriam se beneficiado com R$ 15 milhões em propina cada um. Em troca fariam emenda em medida provisória em favor de redução de impostos de montadoras de automóveis. O caso está nas mãos do ministro Ricardo Lewandowski. Os políticos negam. Gim está preso e condenado em Curitiba na Operação Lava-Jato.
É com figuras da República deste quilate que Lula quer corrigir erros do passado e fazer melhor? Quem é capaz de acreditar em tamanha enganação? O Brasil está mergulhado na mais profunda crise moral, ética e financeira da sua história porque foi o próprio Lula que busca essa mesma gente para dividir os louros do poder. Mas, felizmente, a justiça está dando sinais de que funciona. Muitos que Lula botou no esquema já estão presos. E ele próprio já foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário