GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

PÚBLICO NOS ESTÁDIOS

Em nota, Governo de PE cita protocolos para retorno, mas segue cauteloso quanto à reocupação dos estádios

Recentemente, o dirigente do Central, Clemio Lima, solicitou a presença do público no Lacerdão. (Foto: Divulgação)



FPF e figuras públicas propõem caminhos para agilizar a volta da torcida


Em meio à pandemia da Covid-19, o retorno do público aos estádios do futebol pernambucano segue sendo pautado. Seja através de entidades do estado ou por meio de figuras públicas da política, propostas vêm sendo apresentadas visando acelerar o processo de reocupação das arquibancadas. No entanto, apesar dos bastidores em ebulição, a palavra final, do Governo de Pernambuco, ainda é de 'cautela'.  
 
Porém, há a expectativa de que o confronto entre Brasil e Peru, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no dia 9 de setembro, na Arena de Pernambuco, marque o retorno, ainda que em número reduzido, do torcedor pernambucano ao estádio.

TENTATIVAS 

 A Federação Pernambucana de Futebol encabeça o movimento favorável ao retorno da torcida pernambucana aos estádios. Em contato recente com a equipe do Esportes DP, Evandro Carvalho, presidente da FPF, confirmou as tratativas para que os campos de futebol de Pernambuco voltassem a ser ocupados. Posição oficializada, também, através de documento oficial divulgado pela entidade, o qual cita setembro de 2021 como prazo para o torcedor voltar a frequentar o campo. No caso, apenas a Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, entraria no circuito.

E as movimentações nos bastidores seguem acontecendo. Na última terça-feira, o deputado estadual José Queiroz (PDT) solicitou ao Governo de Pernambuco a flexibilização dos estádios do estado, com a capacidade de público aberta para 20% de cada espaço. De acordo com a proposta do político, que envolve a obrigatoriedade da segunda dose da vacina e do uso da máscara, o ambiente aberto e ventilado dos campos de futebol seria de risco mínimo.

A iniciativa do deputado surgiu a partir de uma conversa com o dirigente do Central, Clemio Lima, que solicitou a flexibilização do Estádio Luiz Lacerda, no município de Caruaru, no dia 22 de agosto, para uma partida de futebol com a participação de mil pessoas. Contudo, o deputado estadual defende que a medida seja analisada pelo comitê gestor e estendida a todos os clubes pernambucanos, que passam por uma crise financeira. 

O Governo de PE, em contrapartida, mantém o discurso do veto ao público nos estádios. É o que reforça a mais recente nota oficial divulgada pelo órgão, que ressalta a existência de diálogo com setores da Economia visando a volta da torcida, cita o andamento da vacinação e prega responsabilidade quanto ao assunto.

Confira na íntegra a nota do Governo de PE
O Governo de Pernambuco informa que o público nos estádios de futebol ainda não foi liberado no Estado. Mesmo assim, já estão sendo discutidos protocolos para a realização de eventos-teste ainda sem previsão. O diálogo com a representação dos setores econômicos é permanente, e a vacinação está caminhando a passos largos. Mesmo assim, essa decisão tem que ser tomada com responsabilidade e segurança para que os números dos indicadores da pandemia não voltem a subir.

DP

Nenhum comentário:

Postar um comentário