GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

COPA DAS CONFEDERAÇÕES


Em coletiva sobre prestação de contas, segurança da Arena PE é debatida

Yuri de Lira/DP/D.A Press
Leitão (na direita) falou que questão da segurança está "sob controle"

Depois dos incidentes em Santa Maria e no Castelão, imprensa questionou a Secopa-PE se o estádio em São Lourenço terá condições de evitar catástrofes e confusões



A Secopa-PE realizou, na manhã desta segunda-feira, mais uma prestação de contas das obras viárias e da Arena Pernambuco. Em um hotel no bairro de Boa Viagem, o secretário extraordinário do Mundial no estado, Ricardo Leitão, além do secretário de Esportes do Recife, George Braga, mostraram o andamento das contruções para a imprensa. Após as entrevistas, haveria, na praia, um jogo festivo com bonecos gigantes para celebrar os 500 dias para o início da Copa do Mundo, comemorado hoje. Mas devido ao incidente em Santa Maria, o evento acabou sendo cancelado. A tragédia no Rio Grande do Sul, aliás, acabou mudando o foco da coletiva. Perguntou-se se o estádio em São Lourenço da Mata apresentaria, realmente, totais condições de segurança para o público. No último domingo, na inauguração do novo Castelão, em Fortaleza, uma cadeira acabou sendo danificada por um membro da Torcida Jovem do Sport. A partir daí, os questionamentos sobre a proteção dos torcedores ganharam ainda mais força.

Os dois secretários, entretanto, garantiram que a Arena Pernambuco não vai ter problemas em relação à segurança. Um episódio parecido com o ocorrido em Santa Maria, por exemplo, não teria chance de se repetir. "Não imagino que seja algo preocupante. Seguimos determinações complexas exigidas pela Fifa, que é muito rigorosa. O que aconteceu em Santa Maria chamou a atenção do mundo e a preocupação é natural, mas isso não terá reflexos na Copa das Confederações e no Mundial", falou Ricardo Leitão. Sobre o vandalismo das organizadas, Leitão tratou a questão como algo pontual. "Não podemos falar em depredração no Castelão. Foi uma cadeira de 64 mil. Aqui, tenho certeza que faremos o máximo para que isso seja evitado".

De acordo com o secretário da Secopa-PE, em caso de emergência, a Arena de São Lourenço poderá ser evacuada em oito minutos. "Não vamos ter alambrado ou fosso. Se houver algum tumulto nas arquibancadas, o público poderá facilmente se descolar para o gramado, um verdadeiro ponto de refúgio. Fizemos até essa simulação em um software da Fifa", garantiu Leitão. "As cadeiras que estão sendo instaladas são rebatíveis e a distância vertical delas é de 60 centímetros, o que permite que as pessoas andem facilmente entre elas. Se a situação for mais grave, ainda temos quatro grandes rampas de saída para sair do estádio", complementou o secretário. 

Ainda segundo Leitão, a Arena contará com um sistema de monitoramento, que acionará a segurança ou até mesmo as policias militar e federal em qualquer princípio de confusão. Serão 271 câmeras distribuídas nas áreas interna e externa, inclusive, no estacionamento e nas áreas de acesso. Trinta e quatro delas vão ser em alta definição, instaladas na cobertura da arena, acima do 
público, permitindo a aplicação de um zoom de alta qualidade para observar detalhes da movimentação das pessoas.

A PM e a PF, vale lembrar, são responsáveis, até segunda ordem, só pela área externa da Arena. Dentro do estádio, garantir a segurança é missão é dos "stewards", comissários desarmados que vão trabalhar de forma proativa, como monitores.

"Os 'stewards' agirão em conjunto com as policias e o corpo de bombeiros. Vão fazer revistas, coordenar multidões, atender pessoas com deficiências, executar procedimentos de primeiros socorros e atuar na segurança preventiva contra incêndios", relatou Leitão .A primeira estimativa do Comitê Organizador da Copa do Mundo dá conta de que 26 mil desses profissionais sejam utilizados durante as competições. Mas com a presença em outras áreas, esse número pode chegar a 50m.


 Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário