GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

CONVERSA ENTRE PODERES

Aras e Fux reforçam compromisso de diálogo institucional, após reunião

Procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do STF, ministro Luiz Fux. Fotos: Rosinei Coutinho e Fellipe Sampaio/SCO/STF


PGR e presidente do STF conversaram por 50 minutos, após embates com Jair Bolsonaro


O procurador-geral da República, Augusto Aras, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, renovaram o compromisso da manutenção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e o Judiciário, para aperfeiçoar o sistema de Justiça a serviço da democracia e da República. A sinalização conjunta ocorreu no início da tarde desta sexta-feira (6), após reunião em que eles discutiram a crise institucional envolvendo declarações do presidente da República Jair Bolsonaro.

Fux convidou Aras para conversar sobre a relação entre as instituições e, de acordo com notas publicadas pelo Supremo e pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o encontro durou cerca de 50 minutos.

O contexto da reunião são as declarações do presidente Bolsonaro, que pôs em dúvidas a realização das eleições de 2022, se não houvesse voto impresso auditável acoplado à urna eletrônica. Ameaça agravada ontem com a sinalização do presidente de que poderia atuar fora dos limites constitucionais, após ser alvo de inquérito aberto pela Justiça Eleitoral para apurar sua atuação na divulgação de fake news sobre o processo eleitoral e ataques os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, atual e futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Considerando o contexto atual, o ministro Fux convidou Aras para conversar sobre as relações entre o Judiciário e o Ministério Público. Ambos reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições”, diz a nota do STF, que reforça o conteúdo da nota da PGR.


Davi Soares


Nenhum comentário:

Postar um comentário