GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 15 de agosto de 2021

TERREMOTO NO HAITI

Número de mortos sobe para 227


Subiu para 227 o número de mortos no terremoto de magnitude 7,2 na escala Ritcher registrado, hoje, no Haiti, segundo balanço preliminar divulgado pela Defesa Civil do país. As cidades de Les Cayes e Jérémie, no sudoeste da ilha, foram as mais afetadas pelo tremor, que pode ter deixado "milhares de pessoas mortas", de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). 

As autoridades haitianas afirmaram que centenas de cidadãos estão soterrados ou desaparecidos. A Defesa Civil do Haiti informou ainda que danos materiais foram registrados nas localidades de Jérémie e Les Cayes, conforme imagens divulgadas por testemunhas nas redes sociais. 

Segundo moradores da região, prédios religiosos, escolas e residências foram danificados pelo terremoto. Em alguns vídeos é possível ver as ruínas de vários edifícios.   

O forte terremoto foi registrado no Haiti e sentido em diversas áreas do Caribe, incluindo República Dominicana, Jamaica e Cuba. De acordo com a USGS, o fenômeno foi sentido às 8h30 (horário local) e provocou um alerta de tsunami na região, que já foi descartado pelo Sistema de Alerta de Tsunami dos Estados Unidos.   

O epicentro do sismo ocorreu a 8km da cidade de Petit Trou de Nippes, no oeste da ilha, a cerca de 150 km da capital Porto Príncipe, e a uma profundidade de 10 km. O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias e lamentou as mortes.

Em nota, ele explicou que mobilizou recursos do governo para ajudar os afetados. "Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país", escreveu Henry.   

O mandatário ainda fez "um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos", a fim de todos se unirem "para enfrentar esta situação dramática" que estão vivendo. "A união faz a força", acrescentou. 


*Com inforrmações da Ansa Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário