GIF Patrocinador

GIF Patrocinador

domingo, 23 de março de 2014

CLÁSSICO DAS EMOÇÕES - NOVO ARBITRO

Gilberto Castro Júnior escalado para o primeiro Clássico das Emoções da Arena Pernambuco

Murilo Falcão, Glauber Vasconcelos e Constantino Junior acompanham o sortei na sede da FPF

Árbitro substitui Cláudio Mercante, que pediu afastamento após repercussão de sua entrevista ao Superesportes sobre a final de 2011


Foi um sorteio rápido, com poucas testemunhas. Quatro repórteres, dois representantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), o presidente do Náutico, Glauber Vasconcelos, e o diretor de futebol do Santa Cruz, Constantino Júnior. E em pouco menos de cinco minutos, Gilberto Castro Júnior estava escolhido para substituir Cláudio Mercante no Clássico das Emoções deste domingo.

Representantes de Náutico e Santa Cruz aprovaram a mudança e também o substituto - na verdade, Vasconcelos havia dito, antes mesmo do sorteio, que qualquer um dos dois, Gilberto Castro Júnior ou Emerson Sobral, seria aprovado. Concordaram também no prejuízo que esse capítulo causa ao Estadual, em todos os aspectos.

“Em uma semana nós perdemos dois árbitros. Um por uma atuação desastrosa (Sandro Meira Ricci, no Clássico das Multidões pelo Nordestão), outro pelas declarações infelizes que concedeu”, afirmou Glauber. Constantino também lembro de Meira Ricci e foi mais ácido. Segundo ele, Ricci deveria adotar uma postura semelhante a de Mercante. “Ele (Sandro) devia chegar para a Fifa e pedir para não apitar mais”, destacou. Ricci é o árbitro brasileiro escalado para a Copa do Mundo 2014.

No clássico deste domingo, Gilberto Castro Júnior terá como assistentes Charles Rosa e Bruno Vieira.

Entenda o caso
Cláudio Mercante pediu para não apitar o clássico na manhã deste sábado por conta da repercussão da entrevista que deu ao Superesportes, após o seu nome ser sorteado. Mercante voltava a um clássico após uma longa geladeira. A última vez em que havia conduzido um encontro de rivais pernambucanos havia sido no Estadual de 2011, a primeira final, quando errou ao não expulsar o zagueiro Thiago Matias, do Santa Cruz, no primeiro lance do jogo. Na entrevista, Mercante revelou que havia uma determinação para os árbitros de que não expulsassem nenhum atleta no início das partidas.

A revelação causou uma grande repercussão, recheada de revolta, sobretudo nos dirigentes do Sport. Presidente do Conselho Deliberativo - e presidente-executivo na época -, Gustavo Dubeux foi o primeiro a se manifestar, alegando que estava comprovado que o Sport não tinha condições de ser campeão naquele ano. O vice-jurídico do Leão, Arnaldo Barros, complementou dizendo que o Sport iria entrar com uma ação na Justiça por conta das declarações de Mercante.


Diario de Pernamnbuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário